O glúten deve ser evitado apenas por pessoas que possuem intolerância ou alergia a glúten. Nas outras pessoas ele não vai causar nenhum sintoma desconfortável. Muitos problemas são colocados na conta de consumirmos essa proteína, são causados pelo excesso de carboidratos, porque o glúten é mais encontrado em alimentos “ricos em carboidratos”.
Desde os tempos primórdios já falavam “você é o que você come”, pois a alimentação é um dos pilares para uma vida mais saudável.
Glúten é uma proteína formada pela mistura de outras proteínas com água e submetida à mistura mecânica, onde ela promove a elasticidade da massa, além de ser responsável pela retenção de gases da fermentação, possibilitando que ocorra o crescimento da massa.
As proteínas, entre elas o glúten, são nutrientes essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular. Então nos papéis desempenhado por elas, está o transporte de oxigênio, além de ser parte importante da estrutura de músculos e hormônios.
O glúten está neutro, não faz bem nem mal, mas será que o glúten engorda?
Ele por si só não faz você ganhar peso, tirá-lo de sua dieta também não garante que você perderá massa corporal. Mas ouvimos dizer que as pessoas emagreceram porque deixaram de consumir glúten. O que acontece é que ele está presente em diversos alimentos altamente calóricos, como as massas, biscoitos, pães que são ricos em carboidratos e gorduras. Se você cortar de sua alimentação acabará emagrecendo, mas isso não vai acontecer por causa do glúten e sim pela composição dos alimentos como um todo.
PESSOAS CELÍACAS
É um grupo de pessoas que precisam fazer uma dieta diferente, para elas o glúten realmente faz muito mal, pois essa proteína específica causa um processo inflamatório, onde o organismo não consegue absorver todos os nutrientes dos alimentos com glúten. O único tratamento é ter uma alimentação sem a presença dessa proteína. Quando isso acontece, os sintomas desaparecem, sendo que a doença celíaca é diferente de intolerância ao glúten.
Pessoas que tem possibilidades de serem celíacas
– Com diabetes tipo 1
– Com Síndrome de Down
– Com doenças de tireóide
Como essas doenças são autoimunes, não há cura. A única maneira de evitá-las é realmente cortar o glúten.
Alguns sintomas de pessoas celíacas:
– Diarréia ou prisão de ventre
– Dor abdominal
– Inchaço na barriga
– Danos na parede intestinal
– Falta de apetite
– Baixa absorção de nutrientes
– Osteoporose
– Anemia
– Desnutrição.