Iniciou dia 24 de julho e vai até dia 02 de agosto um curso que conta com uma extensa programação, além da prática da esquila e acondicionamento dos velos segundo as normas do PROLANA

A “esquila” é uma atividade muito tradicional e aplicada aqui no Rio Grande do Sul que trata-se de tosar os ovinos, selecionar e embolsar a lã, utilizada como matéria-prima para a confecção de artefatos, roupas e muitas outras aplicações que temos hoje em dia com a lã ovina, sendo que essa lã é extraída do animal vivo.

Os esquiladores eram chamados em grupos para fazerem a tosa nas estâncias, muitas vezes eram compostas por 50 homens, dependendo do tamanho do rebanho ovino, na qual eles tosavam centenas de ovelhas usando uma tesoura específica para esquilar, essa prática era chamada de “tosa a martelo”. Com a modernização surgiu à máquina de tosa, aparelho que dinamiza  esta atividade.

Elusa Andrade, médica veterinária e assistente regional de produção animal da Emater/RS Regional Santa Maria, nos fala sobre o curso na Argentina sobre a esquila, na qual temos sete profissionais do nosso estado.

No dia 21 de julho sete profissionais de esquila, (6 esquiladores e 1 acondicionador) partiram em viagem para Los Menucos, Província de Rio Negro, Argentina. Queni Oliveira (Sant’ana do Livramento), Claudiomar França Batista (Bagé), Márcio Costa Fonseca (Herval), Kalyson Veleda Vieira (Herval), Pedro Acosta Severo (Sant1ana do Livramento), Rafael Aliende (Sant’ana do Livramento) e Henrique Severo Yamurri (Sant’ana do Livramento) estão participando de uma capacitação em esquila New Pattern e Acondicionamento de Lãs oferecida pelo PROLANA (Programa para elMejoramiento de laCalidad de la Lana) através de contato realizado entre o PROLANA e a Emater Regional Santa Maria.

A Esquila New Pattern é uma modalidade de esquila solta utilizada mundialmente para tosar os ovinos. É semelhante à Esquila Tally-hi (escola Uruguaia) que estes esquiladores já praticam aqui no RS para esquila dos rebanhos, porém difere em número de passadas de tesoura (menos passadas, logo tende a ser um pouco mais ágil). Estes esquiladores também já participam do Programa de Certificação da Lã Gaúcha da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e Caprinos), com normas de Esquila e Acondicionamento da Lã que garantem a qualidade da colheita e acondicionamento, possibilitando obter melhores preços pagos ao produtor.

 

O curso iniciou dia 24 de julho e vai até dia 02 de agosto e conta com uma extensa programação. Além da prática da esquila e acondicionamento dos velos segundo as normas do PROLANA, os alunos recebem aulas de exercícios específicos para manutenção da saúde postural do esquilador (Kinefilaxia no processo de esquila: prevenção através do movimento). Ao final do curso os alunos aprovados recebem a carteira PROLANA de habilitação em esquila ou acondicionamento (conforme a modalidade escolhida e praticada durante o curso) que tem validade de um ano e para seguir atuando nas normas do PROLANA o esquilador/acondicionador deverá fazer sua reciclagem anual nos cursos oferecidos pelo PROLANA. É o caso de Queni e Claudiomar, que pela segunda vez participam deste curso. A primeira vez foi em 2019 também através do contato entre Emater e PROLANA. “ Entramos em contato com o coordenador do PROLANA na Província de Buenos Aires Eng. Agr. Jorge Pennini e conseguimos inscrever 2 esquiladores e 1 acondicionador no curso que ocorreu em Carmen de Patagones em 2019. Depois veio a pandemia e ficou inviável eles retornarem à Argentina para novos cursos.

 Este ano, com tudo normalizado novamente, fizemos contato com o Coordenador do PROLANA na Província de Rio Negro Sr Juan Bustamente, que nos avisou da Capacitação e disponibilizou 7 vagas para nossos esquiladores. Foi uma ótima notícia para eles que já se organizavam desde 2021 para irem capacitar-se na Argentina! Avisamos eles com bastante antecedência e enviamos a inscrição dos 7, ” conta a Extensionista Elusa Andrade, que mantém o contato com o PROLANA. Apesar de o PROLANA ser um Programa de Qualificação e Certificação da Lã Argentina, as suas Capacitações são uma grande oportunidade de capacitação e servem perfeitamente para qualificar nossos esquiladores, são programas completos e gratuitos, inclusive com hospedagem e alimentação também gratuitos disponibilizados aos alunos.

… “Isto já é uma grande vantagem, temos que nos organizar apenas com os gastos da viagem. Embora pela distância, não são poucos, mas valem à pena, pois se tivéssemos ainda que pagar o curso e a estadia lá, ficaria inviável, ”confirmam Claudiomar e Queni.

“Nós só temos a agradecer ao Sr. Juan e ao PROLANA por mais uma vez oportunizarem esta Capacitação aos nossos esquiladores. Nosso desejo é que possamos fortalecer ainda mais esta parceria e que um maior número de esquiladores sejam capacitados nos próximos anos, pois a nossa ovinocultura e a nossa produção de lã carece muito de qualificação, o que reflete no produto final e no retorno econômico ao produtor, “ pondera Elusa.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *