Entre 22 de agosto e 6 de setembro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realiza, na região da calha do Rio Purus, a elaboração de projetos de Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus. A atividade deve beneficiar, pelo menos, dez famílias da região.
Desenvolvida por meio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) e em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a ação tem com objetivo viabilizar, de forma sustentável, a produção de madeira legal, impulsionar o mercado e o desenvolvimento econômico na região, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.
“Durante a atividade, serão realizadas a medição das árvores para obtenção de informações sobre as espécies existentes e o potencial da localidade para a produção de madeira legalizada”, informou a gerente de Apoio à Produção Madeireira (GPM) do Idam, Katrinne Moraes, ao acrescentar que a iniciativa visa, ainda, a geração de emprego e renda aos beneficiados pela iniciativa.
A gerente informou ainda que, após a coleta de dados na região, os projetos serão encaminhados ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que avaliará o inventário e analisará a viabilidade da atividade na região.
FOTOS : Divulgação/Idam