O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou de uma reunião de trabalho sobre manejo de jacaré, realizada na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus.
A iniciativa visa implementar uma política de exploração racional de manejo de jacaré do Amazonas, inicialmente focada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Piranha, localizada no município de Manacapuru.
O tema principal da conversa, ocorrida na quinta-feira (20/04) foi analisar o cenário atual, projetos vigentes, estabelecer bases para um projeto piloto e buscar apoio para firmar parcerias financeiras nas atividades pendentes.
Representando o Idam, a gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geap), engenheira de pesca Karen Alves, afirma compromisso junto aos órgãos e entidades responsáveis e tem expectativas para o setor primário.
“Com o apoio necessário buscamos tornar o manejo de jacarés uma alternativa viável e fonte de renda para as famílias e com isso agregar valor para atividades de pesca, essas reuniões são necessárias pois trazem ideias, ações e acordos com um único propósito, melhoria de vida para as comunidades.’’ Ressaltou Karen.
Ainda de acordo com Karen, o Idam firma compromisso de realizar o apoio técnico para futuras demandas no manejo de jacaré para as associações e comunidades de pescadores seguindo as orientações dos critérios higiênicos sanitários vigentes na lei (Instrução Normativa n.º 01/2011 Sepror/Codesav) para fins comerciais.
“Possuímos uma equipe forte com potencial de atendimento de futuras demandas, seguindo todo protocolo com orientações e exigências da legislação Estadual referente à Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e vegetal no Amazonas.” Finalizou a engenheira.
FOTOS /TEXTO: Ingrid Simão