O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, entre os dias 07 e 08 de julho, da 3ª feira da Agricultura familiar, ação que contou com diversas dinâmicas para beneficiar produtores no município de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus).
Foram realizadas palestras com o tema de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para os adultos e foi realizada uma dinâmica, com 35 crianças e adolescentes, incluindo teorias e práticas.
A atividade com as crianças teve como objetivo conscientizá-los não só do trabalho do Idam na região, mas de ensiná-los sobre sementes comerciais, como diferenciá-las das extrativistas e também identificar as hortaliças. As crianças tiveram aproveitamento que superou as expectativas, Abner de Oliveira, 10 anos, por exemplo, levou sementes de melancia e mudas de alface para seus pais cultivarem.
“Se faz necessário mostrar às crianças e aos jovens, a importância da agricultura, a importância do Idam para o setor primário do Amazonas, com objetivo de conscientizar sobre a permanência deles na zona rural, oferecendo boas práticas agrícolas para melhorar a produção e proporcionar maior bem estar no campo, bem como, informar sobre políticas públicas para agricultura, pertencimento, e como os nossos produtos do extrativismo como a castanha, açaí ganham mercado internacional.” Afirma a gerente da Unidade Local de Manicoré, Mariza Lisley.
FOTOS: Divulgação/Idam