O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza o cadastro de servidores que desejam ser voluntários em uma ação de doação de sangue, que será realizada no Instituto, no dia 30 de março, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
A iniciativa será realizada de forma conjunta entre os órgãos que integram o Sistema Sepror: Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), e o Idam.
Os voluntários serão atendidos em uma unidade móvel de coleta da Fundação Hemoam – popularmente conhecida como “Vampirão”, na área externa da secretaria.
O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, destaca que a ação envolve todos os servidores e incentiva a solidariedade. “A doação de sangue é um gesto solidário para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos com complexidade e possibilita um tempo de vida maior e com mais qualidade”, afirmou.
A lista de voluntários está sendo preenchida pelas técnicas de enfermagem que fazem o monitoramento básico (pressão), e espera-se que pelo menos 50% dos servidores participem da iniciativa, além de contar com a participação da comunidade local.
A ação é realizada todos os anos com o importante trabalho desenvolvido pelo sistema de saúde estadual, como ressalta a enfermeira do Sistema Sepror, Etelvina Macedo.
“O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas, ou quando algum conhecido precisar, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades”, disse.
Na fila
A servidora Elisangela Cristovam Teixeira já se cadastrou como voluntária e ressalta que a iniciativa do órgão é muito importante. “Acho muito importante e necessário a ação aqui na instituição, sempre tive vontade, porém, a rotina atrapalhava, e agora, facilitou a doação de muita gente, que assim como eu, não tinha tempo. Doar é um ato de amor e conscientização”, enfatiza a servidora.
O médico-cirurgião do Hemoam, Dr. Enio Barreto, salienta que a doação de uma única pessoa pode ajudar a salvar até quatro vidas. “As campanhas realizadas em instituições são necessárias, pois incentivam mais pessoas a se voluntariar. A coleta de cada bolsa de sangue tem duração de seis a oito minutos e dá direito a um dia de folga no trabalho e, também, pode ser apresentado como hora complementar para os universitários”, explicou.
De acordo com o médico, além de um dia de folga do trabalho, o ato de doar sangue também dá direito a um check-up de sangue no Hemoam, garante inscrição gratuita em concursos públicos, corridas de rua, meia entrada em cinema, eventos culturais, esportivos, entre outros benefícios.
FOTOS: Divulgação/Idam