A unidade local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no município de São Paulo de Olivença (985 quilômetros distante da capital), realiza desde a segunda-feira (17/04) até a próxima quinta-feira (20/04), a capacitação de boas práticas na fabricação dos derivados da mandioca, em ação conjunta entre as associações e a Prefeitura do Município.
A capacitação aborda o beneficiamento e melhoria dos derivados acontece em uma propriedade localizada na Estrada do Bonfim, quilômetro 1,3, no sítio Adamor Carvalho e é ministrado pela técnica em desenvolvimento social do Idam, Elcina de Lima da Silva.
De acordo com o gerente da unidade local, o técnico em piscicultura Valdimar Nascimento, a capacitação tem mostrado para os participantes que existe uma grande variedade de subprodutos que podem agregar valor e aumentar a renda dos agricultores.
“Está sendo de grande aprendizado para os agricultores familiares que há anos trabalham com essa cultura. Ainda existem maneiras de agregar valores e, consequentemente, melhorar a renda para os agricultores”, explica Nascimento.
Keila Castelo Branco, agricultora familiar e integrante da Associação de Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO), disse que fez questão de aprender novas técnicas ligadas à cultura para ensinar. “Hoje estou adquirindo mais conhecimentos e quero poder repassar tudo que aprender”, revelou.
Para a agricultora Aléxia Lopes Liberato, que trabalha há dois anos com a cultura, participar do curso de beneficiamento da mandioca dá novos horizontes para os participantes. “Pretendo aprender mais variedade, agregando valor ao que já produzo atualmente”.
Com 25 inscritos, participam da capacitação produtores da Associação de Produtores Rurais El-shaday do bairro do Nosso Senhor do Bonfim (El-Shaday); Associação dos Agroextrativistas de São Paulo de Olivença (AGROEXSPO); Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia do bairro Bonfim (ASPROLUZ); Associação dos Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO); Associação de Agricultores Monte das Oliveiras da Comunidade Nova Jordânia (AAMOCNJ).
Fotos: Divulgação/Idam