Idam faz entrega da primeira DAP Jurídica em São Gabriel da Cachoeira

Na última terça-feira (21), o Governo do Amazonas, por meio do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) entregou, pela primeira vez, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) de Pessoa Jurídica em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus).

Aeitum (Associação Indígena da Etnia Tuyuka Moradores de São Gabriel da Cachoeira), criada em 2018, hoje conta com 82 associados e é uma das principais associações assistidas pelo Idam na região e comemora grandes conquistas em pouco tempo de vida. Agora, com a DAP Jurídica, a tendência é a organização se fortalecer ainda mais com os serviços que serão prestados.

Para o diretor-presidente do Idam, o engenheiro de pesca Tomás Sanches, a organização conquistou uma importante vitória, pois agora está apta a participar de chamadas públicas para itens da agricultura familiar, editais não reembolsáveis e deve ganhar ainda mais força nos próximos anos para fornecer alimentos para todo o Amazonas.

“Em se tratando de entidade indígena, essa associação também vai estar apta a participar da chamada pública da Seduc, das comunidades indígenas e tradicionais, a nível de Estado. Um grande avanço para a associação que cresce cada vez mais com o apoio do Idam”, explicou.

Para Cenaide Pastor Marques Lima, associado Tuyuka, a DAP Jurídica vai aumentar ainda mais o trabalho dos associados. “A DAP Jurídica vem para aumentar o poder de venda, conseguir mais acesso às políticas públicas e aumentar ainda mais o número de associados com DAP físicas”, enfatizou.

FOTOS: Divulgação/Idam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *