Em reunião realizada no Idam, órgãos fecharam parceria para levar serviços e assistência técnica a produtores rurais da capital.O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal de Manaus (Semacc), em reunião na terça-feira (14/02), alinharam estratégias e ações conjuntas entre os órgãos para fomentar a produção rural em Manaus ao longo deste ano, levando estrutura, assistência técnica e cidadania aos produtores rurais.
O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, que participou da reunião na sede do Idam ao lado do titular da Semacc, Wanderson Costa, destacou que as ações conjuntas a serem realizadas pelo Instituto e pelo Semacc e outros órgãos municipais e estaduais durante este ano vai promover o fortalecimento do setor primário na área rural e ribeirinha da capital amazonense.
“Estamos fechando uma parceria junto à Prefeitura para priorizar a zona rural de Manaus, onde temos uma grande demanda de produtores, como a emissão do Cartão do Produtor Primário e a regularização através do Cadastro Ambiental Rural. Com essa parceria vamos avançar cada vez mais no setor primário na região de Manaus, ampliando a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na capital”, ressaltou o presidente.
Wanderson Costa, da Semacc, aponta que a participação de extensionistas do Idam em ações do Manaus + Agro é importante para que a agricultura familiar possa avançar e gerar mais renda na zona rural do município. O programa da Prefeitura de Manaus é voltado ao fomento da agricultura na capital, com entrega de sementes, alevinos, auxílio com maquinários, entre outros serviços.
“Trouxemos pautas importantes para avançarmos na agricultura familiar, em várias culturas que estão no planejamento estratégico da Prefeitura em parceria com o Governo do Amazonas”, enfatizou o secretário municipal.
O planejamento estratégico firmado entre os órgãos também visa uma atenção especial à piscicultura, com oferta de assistência técnica e distribuição de insumos aos produtores rurais e recuperação de tanques, como destaca a diretora de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.
“Já temos algumas ações traçadas que serão fortalecidas com a entrada do Idam no processo, para que possamos criar uma piscicultura ainda mais potencializada, afinal o peixe faz parte da cultura dos amazonenses”, ressaltou.
Durante a reunião, também foram abordados outros temas, tais como a criação de uma Unidade Local (UnLoc) do Idam no Centro de Manaus, para ofertar atendimentos em parceria com a Semacc; ações de cidadania, com a emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP); entre outros.
*Idam