Idam doa 25 mil alevinos de tambaqui a produtores de Iranduba, no Amazonas

O Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) realizou a doação de 25 mil alevinos de tambaqui, além da entrega de Cartões do Produtor Primário, a produtores rurais de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A ação aconteceu no último sábado (26/3), no km 13, ramal do Caldeirão, localizado na rodovia AM-070. 

Os alevinos são resultados da parceria público-privada com produtor da região, que vem trabalhando com a reprodução de peixes nativos. A iniciativa beneficiou cerca de 15 produtores dos ramais do Paricatuba, Caldeirão, Cachoeira, Chisa e Barrai. 

De acordo com o gerente de Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, com a entrega desses alevinos a expectativa é obter 50 toneladas de tambaqui em até 12 meses. 

“Após a entrega de alevinos, os piscicultores irão receber assistência técnica com o objetivo de melhorar o sistema produtivo. Para isso, serão monitorados parâmetros da qualidade de água e principalmente o ganho de peso mensal, visando a utilização correta da quantidade de ração a ser fornecida aos peixes”, enfatizou.

Segundo o gerente do Idam em Iranduba, Jean Frank, o governo do Amazonas se preocupa com a valorização do pequeno produtor. “Iniciativas como essa vem para fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura no município, fazendo com que essa cadeia cresça, gere renda, segurança alimentar e liberdade para os produtores administrarem seus próprios negócios”, destacou.

Os produtores de Iranduba também foram beneficiados com a entrega de kits feira pela ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas). Uma nova edição da feira vai funcionar no km 13, da AM-070, em frente ao cemitério Recanto da Paz. A previsão é que seja inaugurada nesta semana, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, das 06h às 17h.

 

*Com informações da assessoria Fotos: Lucas Oliveira / Idam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *