Preparar o solo diariamente, cuidar do manejo de pragas, da prevenção de doenças nas lavouras e, o principal, elevar a produtividade alimentícia para abastecer as mesas dos milhares de consumidores. Assim pode-se destacar o trabalho do agricultor, que tem o seu dia nacionalmente comemorado nesta sexta-feira – 28 de julho.
A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. Desde 1960, Lei nº 48.630, de 1960, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, reconhece o papel do agricultor para o desenvolvimento do Brasil.
No Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) é responsável por levar até o agricultor (criadores, extrativistas, indígenas, ribeirinhos, pescadores, piscicultores, assentados da reforma agrária, jovens e mulheres rurais), os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Em 2022, segundo o Relatório de Atividades de 2022 (RAT) do Idam, o Instituto levou assistência técnica e extensão rural a 55.501 beneficiários, e esteve presente em 3.523 comunidades rurais tradicionais, sendo 519 comunidades indígenas. No total de agricultores assistidos, aproximadamente 98% são agricultores familiares.
O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, explicou que o trabalho desenvolvido pelos técnicos extensionistas têm auxiliado diretamente o crescimento do agricultor no Estado, e influenciado diretamente o desenvolvimento de novas tecnologias para beneficiar diversos agricultores no Amazonas.
“Neste dia do agricultor, nós ficamos felizes com o desenvolvimento do trabalho dos extensionistas. Parabenizo os agricultores e lembro a todos que nossa missão é levar orientação e novas técnicas para os agricultores. Seja com capacitação, ou com regularização de organizações ou emissões de documentos, o nosso papel é incentivar o desenvolvimento do agricultor e assim tem sido feito”, pontuou.
Agricultor com orgulho
Agricultor e proprietário de uma área de um quarto de hectare no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), Josué Pessoa Nascimento, de 43 anos, tem na agricultura ‘uma herança de berço’. “Meu pai e minha mãe eram agricultores. Eu cresci vendo o trabalho deles, adquiri experiência com eles e hoje sou agricultor com orgulho. Os meus conhecimentos vieram de berço”, revela.
Josué, atualmente, é produtor de pimentão e alterna o período da entressafra e da colheita com a profissão de pescador. Agricultor desde 1995, explicou, ainda, a importância de ter a assistência do Idam para produzir seus pimentões e ter êxito financeiro em suas safras.
“Esse apoio do Idam de Iranduba tem sido fundamental. Não conseguiríamos ir tão longe na agricultura se não tivéssemos o apoio e a visita semanal dos técnicos do Idam. Os técnicos dão instrução, análise de solo e alternativas ecológicas para o sucesso. Sou muito grato ao apoio e espero continuar sendo assistido pelo Idam”, finalizou.
Desenvolvimento do setor primário
O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que correspondem a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.
O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.
*com informações da assessoria