No município Careiro Castanho (distante 102 quilômetros de Manaus), técnicos da Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizaram na última semana, ações de campo direcionadas aos produtores rurais que participam dos programas pró-calcário, pró-mecanização, e emitiram documentos para acesso às políticas públicas.
Os agricultores da região avançam com as ações voltadas para a consolidação da cultura do abacaxi. De acordo com o gerente da UnLoc do Careiro Castanho, Paulo Henrique Ribeiro, as visitas garantem aos agricultores maior conhecimento e menos riscos em suas atividades.
“É imprescindível essa interação entre nós e os agricultores. Trazemos as orientações, mas são eles, no dia a dia, que irão aplicar, e por isso precisamos acompanhar essa evolução”, afirma Henrique.
Pró-Mecanização e Pró-Calcário
O programa serve para descompactar e arar o solo, corrigir desníveis e garantir que o local fique apto para o cultivo. Em seguida aplica-se o calcário, a fim de diminuir sua acidez, permitindo assim maior produtividade e menores perdas no que é cultivado. Ambos os programas são desenvolvidos, praticamente, em todos os municípios do Amazonas.
Em Careiro Castanho a correção do solo é feita principalmente nas áreas produtoras de grãos, fruticultura, culturas, áreas de pastagens, ou capoeiras alteradas ou degradadas.
Cartão do Produtor Primário
O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado do Amazonas, destinado, exclusivamente, para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores beneficiados, entre os quais, a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora; além de comprovar o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.
Passo a passo
Para ter acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), o agricultor necessita apresentar os documentos pessoais e o polígono, documento onde consta as medições do terreno.
Caso não consiga um profissional para fazer o processo, o Idam concede um responsável para ir até o local e realizar o procedimento.
O interessado em obter o CAR pode também acessar o site do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e realizar o cadastro.
Divulgação Idam