Ibama mantém equipe de brigadistas desde o primeiro semestre de 2024 para combate e prevenção a incêndios no AM

O Ibama através do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) mantém equipe de brigadistas desde o primeiro semestre de 2024 como faz em todos anos há mais de 15 anos.

Eles possuem um total 85 colaboradores, em sua maioria indígenas, atuando na Terra Indígena Tenharim Marmelo, município de Manicoré na BR 230, a Transamazônica, e dois brigadas em Assentamentos Federais como o Assentamento Maria Auxiliadora em Humaitá e o Assentamento Aripuanã Guariba em Apuí.

Vale ressaltar que dentre as atividades das brigadas, estão a educação ambiental com as comunidades, populações urbanas e estudantes.

Os brigadistas produzem e distribuem mudas de plantas para a população e realiza plantio em áreas degradadas pelo desmatamento e fogo.

Realizam orientações quanto às boas práticas para o uso do fogo como a formação de aceiros e a escolha dos melhores horários.

O IBAMA-AM criou equipe do PREVFOGO local com cinco servidores, além da brigada da Terra Indígena São Félix, equipada com duas viaturas, uma UTV, equipamentos de proteção individual, equipamentos de escritório e cursos de formação. A Comunidade da Terra Indígena Recreio São Félix cedeu uma estrutura para sediar a brigada e tem ajudado de diversas maneiras.
A prefeitura de Autazes tem colaborado com equipamentos e combustível.


O Ibama tem história no combate aos incêndios, não começou agora. São mais de 15 anos atuando intensamente com diversas estratégias desde o educação ambiental, até o combate direto ao fogo.

Fonte: IBAMA-AM

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *