Brasília (26/09/2023) – O Governo Federal, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) lançaram, no último dia 05 de setembro, Dia da Amazônia, a Campanha Amazônia Sem Incêndios, com objetivo de contribuir para a redução dos incêndios florestais no bioma.
O hotsite da Campanha contém informações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo (MIF), à prevenção a incêndios, orientações, denúncias, punições, entre outras.
Com conteúdo técnico elaborado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com o MMA e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a campanha faz parte das estratégias do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
Segundo o documento, a Amazônia é um bioma cujos incêndios florestais possuem, historicamente, relação direta ao desmatamento. Uma vez que a floresta amazônica é sensível ao fogo e sofre intenso processo de degradação com a ocorrência de incêndios, motivo pelo qual essa campanha foi pensada para a região.
No seu escopo, será realizado um conjunto de ações de comunicação no intuito de sensibilizar a população sobre o aumento do risco de incêndios florestais, sobretudo devido ao intenso desmatamento ocorrido nos anos anteriores, que aumentaram o material vegetal seco (combustível) disponível, e alterações climáticas potencializadas pelo fenômeno do El Niño.
Assessoria de Comunicação do Ibama