Hoje em dia temos mulheres empoderadas em várias profissões, pois as mulheres aprenderam a viver a vida delas e descobriram que a liberdade de expressão está presente em sua vida, conheça a Michele que trabalha como faqueira no frigorífico

O empoderamento feminino pode ser definido de várias maneiras, incluindo aceitar os pontos de vista das mulheres ou fazer um esforço para buscá-los e com isso as mulheres crescem por meio da educação, conscientização, alfabetização e treinamentos.

Não confunda empoderamento com feminismo, são duas coisas diferentes, pois empoderar é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres em qualquer hora e lugar.

Resumindo empoderar  é o ato de tomar poder sobre si mesma, fazer o que você tem vontade, ter liberdade de ir e vir, combater o machismo dentro e fora de casa, ser mais eficiente no trabalho, ter confiança em si, ter a ambição para seguir sempre em frente embora encontre todos os obstáculos na sua frente. Assim você encorajará  amigas, parceiras e familiares a fazer o mesmo e lutar por dias melhores na sua vida.

Pois então, seja responsável por você mesma, não tenha medo de experimentar alguma coisa por medo dos outros ou do que pensariam de você.

 

Hoje nossa entrevista é com a Michele de Castro de 26 anos, que trabalha como abate faqueira no Frigorífico Marfrig em Alegrete, RS.

Quantas mulheres trabalham na sua área no frigorífico?

“…Na área do abate somos 12 mulheres..”         

Há quanto tempo trabalha no frigorífico?

“…Foi o meu primeiro emprego, pois entrei como aprendiz, já estou lá há 3 anos…”

Você gosta do que faz?

“…Sim, é tranqüilo o que eu faço, não me incomodo, faço o meu trabalho e depois vou para a minha casa cansada, mas é muito gratificante, pois tenho um emprego…”

Que horas você entra e sai do seu trabalho?

“…Pego o ônibus às 5hs da manhã, para poder registrar o ponto às 6.30hs, a saída depende da quantidade de animais, não tenho um horário certo, pois vai depender de como está indo o abate dos animais, às vezes , ás 16 hs e outras às 17 hs, dependendo de certos fatores fizemos hora extra…”

Quantos animais são abatidos por dia?

“…Atualmente mais de 610 animais são abatidos…”

 

Fale um pouco do seu trabalho?

“…No toalete, local que se faz a limpeza do boi, também chamado de PCC (ponto crítico de controle), pois no toalete traseiro e dianteiro é onde tem a maior fiscalização com a ajuda do controle de qualidade, para não passar nenhuma contaminação. As faqueiras tiram tudo que for de contaminação, deixando o mais limpo possível as carcaças…”

 

O que você acha sobre o empoderamento das mulheres?

“…Acredito que o empoderamento feminino seja, elevar mulheres para que possam se fortalecer para seguir os seus objetivos e ocupar seus espaços. É encorajar, dar voz, fazer acreditar que é possível. Com isso a mulher se torna mais produtiva, pois sabe que tem competência para ir em busca e alcançar tudo aquilo que almeja!…”

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *