Hoje em dia as mulheres estão à frente do agronegócio em vários setores, hoje entrevistaremos uma produtora rural na área da ovinocultura

 

A ovinocultura, também chamada de ovinicultura faz parte da Zootecnia, na qual trata do estudo e criação de ovinos. Essa foi uma das primeiras explorações animais feita pelos homens há mais de 4000 anos na Ásia Central.

Hoje em dia o setor da ovinocultura é bastante feminino, pois as mulheres empoderadas tomaram a frente dos negócios, dando exemplo a muitas mulheres de seguirem seus sonhos e suas vontades, fortalecendo cada vez mais esse mundo feminino que ficou por séculos lutando para chegar esse dia.

Nossa entrevistada de hoje é a produtora rural Martha Santos Louzada da propriedade de São Manoel do  Vacacai, no Alegrete – RS.

…”Trabalhamos em família, meu marido é médico veterinário, inspetor técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford e com meu filho que também é veterinário. Sou a 5ª geração de produtores rurais, recebi a São Manoel após o falecimento do meu pai e já fazem 9 anos que trabalhamos nesse projeto. Nesse tempo de trabalho já organizamos a sucessão familiar, e juntos formamos uma empresa com gestão séria e produtiva. Minha parte na propriedade é a ovinocultura e eu gosto muito do meu trabalho.”.

 

Qual a alimentação adequada para as ovelhas?

…”Nosso rebanho é criado em campo nativo e pastagens de inverno, somos produtores de carne. Nosso foco é produzir carne de qualidade para o consumidor que está a cada dia mais exigente com a qualidade da proteína animal. Aqui na São Manoel, a alimentação mais adequada é o pasto. Porém isso vai depender do manejo de cada propriedade. Nós não confinamos os animais por uma opção de manejo.”…

 

Quais as principais enfermidades, como tratar e pra quem vendem a lã?

…”Acredito que a sanidade ovina seja um grande desafio para quem se dedica a criação de ovinos. Um bom calendário sanitário, controle da verminose com FAMACHA e OPG fazem com que muitos problemas sanitários sejam evitados.

Aqui somos produtores de carne ovina, com foco na “carne”, usamos a esquila como uma ferramenta para ganho de quilo de cordeiro, nossa lã é vendida, porém não tem valor comercial. Já os ovinocultores que produzem lã devem buscar a qualidade do produto e usar a esquila  como um fator que agregue valor na sua lã, como parte do Programa de Certificação de Lã Gaúcha, e a nossa lã é vendida para compradores locais.”..

 

Como está o preço da carne no mercado?

…”O preço da carne ovina não está como gostaríamos, mas acredito que logo irá reagir, pois a proteína animal é a base da nossa alimentação.”…

 

O que você acha do empoderamento das mulheres nos dias de hoje?

…”A ovinocultura no mundo é acostumada com a presença de mulheres tocando o negócio. Mulheres que trabalham e tem resultados excelentes de produção e qualidade. Antigamente era raro encontrarmos mulheres a frente dos seus negócios. Hoje o agronegócio é um setor misto, mulheres e homens trabalham buscando novas tecnologias e resultados.”..

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *