Sexta-feira Santa ou sexta-feira da Paixão é uma data religiosa cristã, que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no calvário, neste dia os cristãos relembram o dia em que Cristo morreu crucificado por nós.
Que esse dia seja lembrado não com dor, nem tristeza, mas com alegria, respeito, admiração, louvor, fé e gratidão à Deus, por ter entregado seu único filho, Jesus Cristo, a morte numa cruz, para nos fazer vencermos todos os dias das nossas vidas.

Nesta data acontece vários rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos seus fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como o jejum e a abstinência da carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.
Acontece procissões e reconstituições da Via Sacra, que é o caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer.

Em muitas cidades históricas do Brasil e Portugal, como Paraty (RJ), Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei (MG), Pirenópolis (GO) e tantas outras cidades, a “celebração da paixão e morte do Senhor” é procedida da procissão do enterro, também conhecida como “procissão do Senhor morto”.
A escolha da data é feita baseada na 1ª lua cheia após o equinócio de primavera (no hemisfério norte) e do outono (hemisfério sul). Neste caso, a sexta-feira pode ocorrer entre os dias 22 de março a 25 de abril.

Esta data nos convida a refletirmos, pensarmos em nossos pecados, na compaixão e amor pelos outros e na renovação da nossa fé, principalmente em meio a essa pandemia que vivemos, precisamos ser mais solidários com os que precisam e no meio disso tudo, tem muita gente precisando da nossa ajuda, compreensão, amor, paciência e empatia.
Aqui no Rio Grande do Sul, o costume é de comermos peixe assado (frito ou cozido), bolinho de bacalhau, arroz com bacalhau, salada de mandioca com atum ou sardinha, camarão,..
E também, irmos para os campos colhermos macela, para fazermos chás digestivos o ano inteiro.

MACELA
É uma planta medicinal, também chamada de alecrim-de-parede, camomila-nacional, macela-de-campo, macela-amarela, muito usada como remédio caseiro.
Fizemos o chá com algumas flores em 1 xícara de água fervente.
Benefícios do uso da macela
– Ajuda no tratamento da gripe
– Cálculo biliar
– Dor de cabeça
– Cólicas e cãibras
– Contusões e diarreia
– Problemas digestivos e estômago
– Gastrite
– Acalma o sistema nervoso
– Impotência sexual
– Resfriado e reumatismo
– Retenção de líquidos
– Colesterol alto.
“Dai-nos tuas bênçãos, Senhor. É delas que vem o Seu amor por nós.”


Escritora
