O apicultor é aquele profissional que cria e trata as abelhas, seja por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos das colméias. Ele cuida dela para fazer a produção de mel, própolis, pólen, geléia real, produção de abelhas rainhas, de apitoxina e produção de cera, visando zelar por locar as colméias para a polinização das culturas, comercializando também enxames de abelhas e crias.
A apicultura é a ciência ou arte da criação das abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da Zootecnia.
A data de 22 de maio foi escolhida, porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser a padroeira do apicultor.
Segundo pesquisas arqueológicas, já existiam abelhas há 42 milhões de anos atrás, na qual havia relatos do uso do mel pelas civilizações mais antigas, sendo uma delas os sumérios.
Colméias simples e fumaças eram usadas e o mel era armazenado em jarros, alguns foram encontrados nas tumbas de faraós como Tutancâmon.
Os homens começaram a tentar domesticar abelhas silvestres em colméias artificiais, feitas de troncos ocos, caixas de madeiras, vasos de cerâmica e cestos de palha ou “saches”. Vestígios de cera de abelhas foram encontrados em fragmentos de potes no Oriente Médio, começando por volta de 7.000 a.C.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, há informações suficientes para concluir que na “Terra Prometida” dos Hebreus, o mel já era muito usado. A profissão de apicultor é uma das mais antigas do mundo.
Criar abelhas pode ser uma boa fonte de renda, além de mel, também é possível comercializar diversos produtos. O apicultor deve possuir, em seu local de trabalho, um lugar propício para que as abelhas se reproduzam e possam viver sem maiores problemas. Por esse motivo é comum que muitos desses profissionais construam colméias artificiais, com o objetivo de proteger melhor.
Ele deve entender de biologia das abelhas e suas funções, tal qual a sua importância para todo o meio-ambiente, além de ser um excelente profissional lidando com essas vidas tão pequeninas e furiosas.
Benefícios do mel para nossa saúde
– Muito bom para a nossa pele, evita e ajuda no tratamento de acnes
– Diminui a quantidade de glicose no sangue
– Antisséptico
– Antibiótico
– Ajuda a tratar a insônia
– Diminui o estresse, porque incentiva a produção de glicogênico
– Fortalece nossa imunidade
– Bom para nosso intestino
– Previne doenças relacionadas ao coração
– Melhora o colesterol
– Diminui os triglicerídeos
– Combate bactérias e fungos em feridas
– Alivia dor de garganta, asma e tosse
– Melhora a saúde gastrointestinal
– Ajuda na memória e na ansiedade
– Trata hemorroidas