Hoje em 12 de outubro comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do nosso imenso e grandioso país.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 15 milhões de pessoas visitam o santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado em São Paulo.
Segundo relatos registrados nos livros da paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a imagem da santa apareceu na segunda quinzena de outubro de 1.717, no Vale do rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
O governador da província de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida, também conhecido como conde de Assumar, resolveu fazer uma visita na vila de Guaratinguetá, antes de seguir viagem para vila Rica em Minas Gerais.
A população organizou uma festa de boas vindas para o conde. Para prepararem os pratos salgados, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso tiveram a dura missão de fisgar muitos peixes no rio Paraíba do Sul.
Como em outubro não era temporada de pesca, os três ficaram por horas tentando pegar os peixes, mas não tinham sucesso nenhum. Chegaram a fazer até uma oração, pedindo ajuda à Virgem Maria, mãe de Jesus. Após inúmeras tentativas, já na altura de Porto Itaguaçu e quase desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede pela última vez, e acabou pegando a imagem de uma santa degolada.
Muito emocionado e achando que era um sinal divino, o pescador jogou a rede novamente, e assim conseguiu fisgar a cabeça da santa.
Ao juntarem e limparem a escultura, os pescadores viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, figura da Virgem Maria. A partir daquele momento as redes encheram-se de peixes, a ponto de o barco quase afundar, sendo considerado então um verdadeiro, milagre pelos pescadores e por todo o povo de Guaratinguetá.
Como a santa foi “aparecida”, eles chamaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A imagem ficou na casa do pescador Felipe Pedroso por 15 anos, onde diversas pessoas da região se reuniam para orar. Conforme as graças e os milagres iam acontecendo, a devoção pela Nossa Senhora Aparecida foi crescendo e se espalhando por todo o Brasil.
Em julho de 1.930, devido aos pedidos dos bispos brasileiros, o papa Pio XI assinou um decreto que proclamava a Nossa Senhora da Conceição Aparecida como “Rainha e Padroeira do Brasil”.
Nossa Senhora Aparecida foi considerada santa devido às suas graças e milagres concedidos, ela começou a ganhar devotos pelo Brasil inteiro.
Tenham um feliz dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças!