Hoje dia 02 de novembro, chamamos de Dia de Finados, Dia dos Mortos ou Dia dos fiéis Defuntos, uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.
Aqui no Brasil nessa data as pessoas aproveitam para ir nos cemitérios e levar flores aos entes queridos que já se foram, o que faz com que o dia passe a ser triste, dramático, cheio de lembranças, e um dia muito intenso de saudades, além de choroso.
Já no México essa data é comemorada com muita festa, chamada de Festa do Dia dos Mortos, bem característica da cultura nacional e que atrai turistas do mundo todo, fazendo com que a economia do país aumente nesses dias.
O Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, na qual é comemorada no dia 02 de novembro também, em honra aos falecidos, pois é quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.
A celebração ocorre durante a festividade de 31 de outubro a 2 de novembro, celebrada a cerca de 3 mil anos pelos povos mesoamericanos pré-hispânicos (Astecas, Maias, Purépechas, Náuatles e Totonacas).
Antigamente no início a celebração era realizada durante todo o mês de agosto, faziam muitos sacrifícios de seres humanos para aplacar a fúria dos deuses, onde os crânios eram guardados como troféus e expostos em templos e nas estátuas do deus da morte durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
Dia de Finados no México, é uma das festas mais animadas, pois segundo relatos, os mortos vêm visitar os parentes.
Uma festa celebrada com muita comida, bolos, festa, música, enfeites coloridos e doces preferidos dos mortos. As pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Fazem máscaras de caveiras, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de mortos.
Tente fazer com que esse dia seja mais sábio, com lembranças boas de seu ente querido, lembre-se daqueles momentos bons que tiveram com eles. Torne esse dia mais leve, com menos tristezas, até porque a alma que já se foi vai ficar mais iluminada e encontrar a luz, porque se lamentamos e choramos, não deixamos o espírito descansar e muito menos seguir o seu caminho.