Proclamação da República e o show da Democracia

Os brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos, vices e vereadores.

Serão 211 milhões de cidadãos atentos à escolha de seus líderes no Executivo e Legislativo municipais, a base da nação.

131 anos da Proclamação da República, hoje é uma data especial, um momento de celebração. Um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil, resultado de um levante político – militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia Constitucional parlamentarista do Imperador Dom Pedro II.

Em Manaus a comemoração é prevista para 7 horas, e o término, ás 17h. No primeiro horário das 7h ás 10h a preferência é para os idosos, maiores de 60 anos, por conta das possíveis aglomerações e do risco da covid-19. Em torno de 211 milhões de cidadãos desfilam por todo o Brasil com seus títulos eleitorais e vão às urnas para a festa da democracia.

Eleições e o exercício da cidadania

No regime democrático, o poder que vem do povo e um dos mais importantes dos atos na democracia é o voto. E por isso, o ato de votar é extremamente importante e significativo. No caso todos com a maioridade de 18 anos são obrigados a votar e menores de 70 anos.

A festa cívica é composta de dois atos sendo eles a votação e a proclamação dos eleitos. Por isso a importância de comparecer e votar neste domingo, dia 15 de Novembro, precisamente na data que se refere a Proclamação da república.

Lindalva Francisca, eleitora Amazonense, votou na tarde deste domingo, 15, na Escola Municipal Irmã Serafina Cinque, no bairro Tarumã. Acompanhada pela família, Lindalva exaltou a democracia.

” Quanta emoção. Cumprir o nosso dever cívico é contribuir para uma democracia mais justa. 15 de Novembro, dia da Proclamação da República, dias das eleições, dia de decidirmos o futuro de nossas cidades. Viva a democracia”, comemorou.

Texto: Luana Santos

Fotos: Luana Santos e divulgação

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *