Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Hoje dia 25 de agosto comemoramos o Dia do Feirante, aquele profissional que faz com que as verduras, os legumes, as frutas e muitos outros alimentos chegarem na sua mesa

O feirante é o profissional responsável por trabalhar nas feiras livres comercializando os produtos alimentícios que elas produzem em suas propriedades. Eles têm a responsabilidade de levar às suas barracas somente produtos de qualidade, fresquinhos e de ótima procedência, além de sempre oferecer a sua clientela bons preços e um ótimo atendimento.

 

Os produtores das feiras livres são da agricultura familiar e como o nome já diz, envolve toda a família nesse trabalho diário.

Ainda que seja uma atividade muito importante para o sustento de diversas famílias que vivem na zona rural, dados apontam que cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil são fruto da agricultura familiar.

Vale frisar que, nesse processo, técnicas de cultivo e extrativismo que englobam práticas tradicionais e conhecimento popular estão presentes.

Os feirantes têm uma vida de muito trabalho, pois precisam acordar cedinho para montar as bancas nas feiras, eles costumam a atender desde as 7 horas da manhã, esperando seus clientes com os produtos novos e alimentos que nos ajudam com a saúde.

CRISTIANE BIANCHI DE OLIVEIRA – Feirante

…”Na véspera do dia da feira, colhemos os produtos, fazemos a limpeza com cuidado e organizamos o dia seguinte. Chegamos bem cedinho, pela manhã no local da feira, começamos a organizar a nossa barraca e deixando o espaço bem atrativo para nossos clientes.”…

FERNANDA PESDROSO SALDANHA – Feirante

…”A rotina de trabalho para ir à feira, começa no dia anterior delas com a colheita, separação e a produção dos produtos, sendo que a rotina neste dia de feira acaba sendo um pouco cansativo, devido ao esforço físico, acordar bem cedo e dormir tarde, e mais a divulgação da feira e dos produtos que estarão disponíveis ao consumidor.

Embora a rotina seja cansativa é sempre um prazer e alegria estar na feira, encontrar os nossos clientes e poder proporcionar a eles um pouco mais de produtos saudáveis para colocarem em sua mesa e compartilhar com seus familiares.

Este dia do feirante é muito importante para homenagear e enaltecer a agricultura familiar e seus produtos que geram economia e renda para o município, e ainda temos muito o que alcançar, como a valorização do nosso trabalho e dos nossos produtos que chegam frescos e com qualidade, e no caso da “Luz do Pampa” a nossa produção é ecológica e com desenvolvimento sustentável.”…

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile