Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Hoje conheceremos a história da “Canto queijaria” de Uruguaiana no Rio Grande do Sul

Existem milhares de tipos de queijos produzidos em todo mundo, com diferentes estilos e sabores. O queijo é um alimento bem antigo, aproximadamente 8000 a.C, e o primeiro queijo pode ter sido feito por pessoas do Oriente Médio ou pelos povos túrquicos nômades, uma vez que peles de animais e órgãos internos inflados têm, desde o os tempos antigos, servidos como recipientes para armazenar uma grande variedade de produtos alimentícios, é provável que o processo de produção do queijo tenha sido descoberto acidentalmente ao estocar o leite em um recipiente acidentalmente ao estocar o leite em um recipiente feito do estômago. Há uma lenda sobre a descoberta do queijo por um comerciante árabe que costumava usar esse método de estocar leite.

Nosso entrevistado de hoje é Paulo Almeida Ceratti, empresário e proprietário da “Canto Queijaria” de Uruguaiana.

                                                                                 

Quais as raças das vacas que vocês criam e quantas são?

…”Hoje em dia temos um plantel de produção de leite com 30 vacas, com predomínio da raça Jersey e algumas Holandesas. O nosso manejo é feito totalmente com o gado a pasto, porque fizemos queijo a partir do leite cru, pois o leite cru consegue imprimir a identidade que esse leite carrega, as características das nossas pastagens do Pampa gaúcho, da nossa região,  do nosso solo e das nossas gramíneas que são tão famosas no meio da carne, na qual também vão se formar em qualidade para o leite.

Um leite de altíssima qualidade, pois prezamos muito por isso. Temos uma produção diária na média de 400 litros por dia. Fizemos o manejo do gado, tiramos o leite e produzimos o queijo com o leite cru e a maturação viva,  que é feita na madeira, nenhum queijo sai da queijaria antes de no mínimo 30 dias, temos queijos até de 120 dias e a maturação viva, pega os mofos, os microorganismos que fazem parte do nosso ambiente, o queijo com mofo azul, natural, dependendo da época do ano o mofo branco também, então a gente respeita muito a sazonalidade das estações do ano.”…

 

 

Quais os tipos de queijo encontramos na Canto queijaria?      

…”Hoje temos quatro tipos de queijo, todos eles carregam os nomes da nossa região:

– Queijo Pampeano

– Queijo Aragano

– Queijo Jarau

 

Quantas pessoas trabalham na queijaria?

…” Somos eu, minha esposa a Mari e uma funcionária.

Sou natural de Uruguaiana nasci vendo meu pai e meu irmão trabalhando na produção de leite, mas fui morar em Porto Alegre e fazer a faculdade de Publicidade e Propaganda, onde eu trabalhei 15 anos na área de publicidade e do Marketing, e nessa caminhada conheci a Mariana, minha esposa e sócia da queijaria, está junto comigo nesse projeto, chamamos de “projeto de vida”. A Mariana é estilista e nos conhecemos em Porto Alegre, em meados do ano de 2015 começamos a repensar nossas carreiras, sobre o legado que estávamos deixando para o mundo.”…

…”Moramos um tempo em Nova York e olhamos o que acontecia no mundo naquele momento, lá conhecemos muitos processos de produções locais, muitas famílias envolvidas, muitos jovens saindo de lá e indo para o meio rural, produzindo produtos de valores agregados e indo vender nas feiras. Isso nos chamou muito a atenção e eu sempre com o leite vendido in natura para a indústria. Começamos a amadurecer a idéia de agregar valor ao produto “leite”. Lá nos acendeu essa luz, pois por coincidência do destino fomos morar em Belo Horizonte, eu fui transferido do meu emprego para lá e caímos na “Capital do queijo artesanal brasileiro”, que é o estado de Minas Gerais, comemos muito queijo e começamos a nos relacionar com o queijo de uma forma muito diferente.”…

 

…”Começamos a conhecer queijarias e aprender a fazer queijos e nos encantamos com isso, e decidimos que aquilo seria um possível caminho, mas nunca tínhamos feito queijos na vida, depois ainda fomos morar em São Paulo, onde assim que chegamos a Mariana engravidou da nossa filha Olivia, então em SP,  gestamos a filha e gestamos a queijaria Canto, já com data para iniciarmos com a queijaria. Também estudamos em uma escola de queijo tradicional brasileira que chama-se “A Queijaria”, onde aprendemos muita coisa. Depois que a Olivia tinha 5 meses de idade, largamos essa vida empresarial e viemos embora para Uruguaiana – RS e empreendemos com a queijaria, construímos a sede  e começamos a produzir leite e queijos, em setembro de 2019.”…

 

…”Produzimos em família e promovemos o turismo rural, também temos o projeto “Mãozinhas na massa” , onde levamos escolas particulares, com o objetivo de ensinar, mostrar para as crianças de onde vem o produto, mostramos a origem do leite, como se faz o manejo e depois toda a produção do queijo. As crianças fazem o queijo e levam ele para casa. Nesse projeto, ano passado a gente atendeu 400 crianças de escolas particulares que pagam um valor que nos ajuda a receber uma escola pública da rede municipal gratuitamente.”…

…”Também temos a experiência “Canto Rural Gastronômico” que é voltado para o Turismo Rural, onde recebemos pessoas na propriedade e mostramos todo o nosso manejo, e no final uma degustação, então o projeto da queijaria é esse, muito mais que um negócio, um projeto de vida, é o meio que a gente encontrou de que através do queijo, colocamos algumas sementes no mundo de coisas boas e deixamos mensagens boas sobre o alimento que é sagrado.”…

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile