Hoje comemoramos o Dia da Árvore, elas são símbolos importantes da nossa natureza e necessárias para a sobrevivência mundial
Márcia Ximenes Nunes
Comemoramos no Brasil o dia da árvore em 21 de setembro, o principal objetivo dessa data é a conscientização a respeito de preservação desse bem tão valioso para o nosso planeta.
As árvores são grandes símbolos da natureza, sendo uma das importantes riquezas naturais que possuímos em grande escala no nosso país.
Por que elas são importantes?
– Evitam a erosão
– Reduzem a temperatura
– Aumentam a unidade do ar, graças à evapotranspiração
– Produzem oxigênio no processo de fotossíntese
– Fornecem sombra e abrigo para muitos animais
Além das diversas espécies arbóreas existentes, temos também as árvores frutíferas, como a laranjeira, abacateiro, goiabeira, mangueira e muitas outras árvores com frutos saborosos.
As árvores produzem nossos alimentos, são medicinais, delas retiramos óleos e medicamentos e também produzem madeira que servem como matéria-prima para a criação de móveis e casas.
Dela é extraída a celulose, principalmente dos pinheiros e eucaliptos, fundamental para a fabricação de papel e também para a indústria farmacêutica.
EUCALIPTO
As árvores de eucaliptos são naturais da Austrália, sendo importantes na composição da floresta tropical da região e essencial para a conservação dos coalas. No Brasil o eucalipto é uma árvore exótica que foi introduzida no nosso país pelo político Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Há grandes áreas de monocultura para atender a demanda econômica pela produção de celulose utilizada na fabricação do papel, carvão e madeira.
As folhas secas esmagadas e destiladas liberaram o óleo essencial, bastante usado pelas suas propriedades medicinais.
O ÓLEO ESSENCIAL possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, seu principal componente o eucaliptol, combate bactérias, fungos e vírus. Possui aroma fresco e revitalizante, com uma deliciosa sensação de refrescância
O eucalipto é conhecido como goma azul da Tasmânia. Os aborígenes usavam o eucalipto para o tratamento de feridas. Desde 1852 esse óleo e comercializado na Austrália, sendo popularmente reconhecido pela cicatrização.