Hoje começa a estação do inverno aqui no Brasil, mas o frio já chegou no sul do país e veio com geadas, chuvas e o vento Minuano sempre soprando aquele ar gelado

 

Chegada a hora de tirar o poncho do armário, as luvas, botas, cachecóis, casacos quentes e tudo que possa nos aquecer mais um pouco para enfrentarmos as temperaturas baixas demais. Hora de tomarmos bastante chimarrão para aquecer nosso corpo para aguentar os dias de frio intenso. Um café e um chocolate quente ajudam muito nessas horas, sem falar nas comidas quentes como a sopa, feijão, lentilha, caldos, pinhão, etc. Hora das famílias ficarem reunidas ao redor da lareira, do fogo de chão, do fogão a lenha e da estufa. Aqui no sul as famílias ficam mais reunidas no inverno e a cuia do mate vai passando de mão em mão para ajudar a aquecer o corpo e alma do gaúcho.

Iniciou a estação do inverno, mas em grande parte do país não muda muito, pois alguns estados permanecem com as temperaturas elevadas. O que não é o caso aqui do sul que o frio é muito intenso e com temperaturas abaixo de 0 ºC.

Como bem sabemos e sentimos, o frio já chegou aqui no Rio Grande do Sul e nos outros estados do sul, ele veio acompanhado de chuvas, ventos, ciclone e geadas, sendo que o vento Minuano deixa as temperaturas com sensação mais baixas do que a marcada nos termômetros.

                                                                                                                                                                  

A palavra inverno tem origem no latim “hiberno”, que significa “tempo hibernal”. Nessa estação temos os dias mais curtos e as noites mais longas.

Todas as estações do ano possuem a sua importância para o equilíbrio da natureza. Sem elas seria impossível a renovação da vida no planeta. Algumas espécies de animais hibernam no inverno, eles dormem durante um longo período de tempo, visto que em alguns lugares o alimento torna-se escasso nesse período.

 

As árvores também se preparam para a estação do frio, elas vivem somente com o necessário para a sua sobrevivência, deixando cair suas folhas e frutas. As raízes, troncos e galhos são mantidos com recursos para que dentro de alguns meses, as sementes possam germinar e continuar a dar frutos e flores, também temos algumas culturas que se desenvolvem em clima frio como o trigo, cevada e a aveia.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *