Hoje comemoramos o Dia do Agricultor, ele é o responsável pelo fato dos alimentos chegarem na nossa casa todos os dias. São importantes para a humanidade e para a economia do Brasil.
O pão, a pipoca, feijão, arroz, soja, trigo, lentilha, cereais, sementes, alface, cenoura, couve, açúcar, café, tapioca e infinitos produtos alimentícios que chegam até nós pelas mãos dos agricultores.
A agricultura é uma das profissões mais antigas do mundo, com isso, foi permitida a sedentarização do seu humano.
Entrevistamos alguns colaboradores que irão responder uma pergunta no dia de hoje:
Qual a importância do Agricultor para a economia do Brasil?
JOSÉ MÁRIO ARAÚJO MAFALDO
…”A profissão de agricultor(a) posso descrever como uma das mais nobres e mais complexas, nobres por conta da sua importância, pois são eles que produzem alimentos para alimentar toda a Nação e fazer a roda da economia deste país girar, gerando renda e empregos.
E complexo por conta que o agricultor não é só uma profissão, mas sim inúmeras profissões, além do conhecimento popular o agricultor precisa ser um pouco de tudo, meteorologista, agrônomo, veterinário, administrador, economista, contabilista e entre outras tantas.
Ser agricultor é Nobre!”…
FERNANDA PEDROSO SALDANHA
…”Vital importância do agricultor para a economia local e mundial! Sem agricultor não há alimentos na mesa, gera ICMS para o município e esta contribuição é diária, 365 dias do ano. Gera emprego e grande porcentagem do PIB”…
NÁDIA MILETO
…”O agricultor é o grande responsável pelas riquezas do nosso país. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, alimentando pelo menos uma quinta parte do planeta. Na pandemia do COVID a produção do agro nunca parou e assim, sustentou a economia do país, enquanto os dirigentes diziam para as pessoas ficarem em casa e que a economia se viria depois.
Minha família é em grande parte de agricultores, pessoas essas que trabalham de sol a sol, enfrentam geadas e secas, falta de chuva e todo tipo de adversidade para garantir a comida na mesa de todo o país, inclusive daqueles governantes que não o reconhecem e valorizam como deveriam. Viva o agro brasileiro e viva o agricultor!”…
CELENI VIANA
…”Desde o primórdio da civilização o agricultor já era fundamental, pois o ser humano para ter sustentabilidade precisaria produzir e do suor viria o nosso tão esperado sustento, desta ação o pão de cada dia é colocado na mesa. Diante disso não tem como deixar de reconhecer que homens com mãos abençoadas, colocam a semente na terra para se transformar na esperança de toda a população, bendito sejam eles que plantam vida”…
ISA TOMBINI
…”Sabe aquele pão que está toda manhã em sua mesa? Sabe o arroz branquinho em seu prato? Vem de uma lavoura que foi semeada e colhida. Sabe até aquela cebola que usamos como tempero? Também foi fruto do trabalho das mãos dos agricultores.
Nesse dia, minha homenagem a quem usa a força de suas mãos e o trabalho de seus braços para colocar alimentos em nossa casa. O agricultor, esse que muitas vezes, nem é valorizado como deveria, mas sabemos que sem ele, não teríamos o alimento nosso de cada dia…”