Hoje é o dia da Bandeira do Brasil, um dia de histórias, de glórias, de civismo, de respeito e de amor pelo nosso verde amarelo.
Nós brasileiros devemos ter muito orgulho e respeito com nossos símbolos nacionais, porque foram conquistados com muita luta e coragem, onde conseguimos erguer nosso país e ser essa potência que é hoje.
É uma lástima que o dia da Bandeira não seja tão lembrado e festejado no nosso país. As Forças Armadas exaltam ela todos os dias e as escolas na semana da pátria. Antigamente éramos mais patriotas e tínhamos orgulho da nossa Bandeira e do nosso país. Hoje em dia, não é mais assim, as escolas não praticam mais o civismo e a moral, pelo contrário, acabam dando aula de política nas escolas (com outras cores de bandeira) como se fizesse parte do currículo. Nós pais, temos que ensinar nossos filhos a serem mais patriotas, a respeitarem nossas cores e a amar nosso país.
A Bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul no meio, onde está uma faixa branca atravessada com nosso lema nacional, em letras minúsculas verdes.
O Brasil adotou oficialmente esse projeto para sua bandeira nacional, em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.
O lema “Ordem e Progresso” é inspirado no lema de positivismo de Auguste Comte. O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim, versão traduzida do francês.
O campo verde e o losango dourado da bandeira imperial anterior foram preservados, o verde representava a Casa de Bragança de D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, enquanto o ouro representava a Casa de Hasburgo da Imperatriz Maria Leopoldina. O círculo azul com 27 estrelas brancas substituiu o brasão de armas do império. As estrelas cuja posição na bandeira refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro em novembro de 1889, representam as unidades federativas, cada estrela representa um estado e o Distrito Federal, foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira e Décio Vilares.
A estrela solitária na nossa bandeira representa o estado do Pará, porque era o estado cuja capital era a mais setentrional do país (Amapá e Roraima) tornaram-se estados somente em 1988. Sua posição na bandeira revela a extensão territorial do Brasil, nenhum outro país do mundo, com dimensão geográfica semelhante, ocupa parte dos 2 hemisférios da Terra.
Pela legislação brasileira a bandeira deve ser hasteada às 8hs e arriada às 18hs, se ficar hasteada à noite, deve estar devidamente iluminada. Senão é considerada crime pela legislação nacional.
Uma curiosidade sobre o nosso hino nacional, pode-se e deve-se aplaudir, porque o aplauso é uma manifestação de aprovação. Não há na legislação nada que diga que o aplauso é proibido, é uma demonstração civil e cidadã.
HINO À BANDEIRA DO BRASIL
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da pátria nos traz!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil.
Querido símbolo da terra
Da amada terra do Brasil!
Música: Francisco Braga
Letra: Olavo Bilac
Significado de “augusto”, respeitável, venerado.