Como nosso país é muito grande em relação à maioria dos outros países do mundo, isso faz com que sejamos um dos países com o maior número de produtores rurais e há quem diga que o Brasil é o paraíso dos engenheiros agrônomos.
O engenheiro agrônomo é aquele que cuida de tudo o que diz respeito à produção agrícola e pecuária, do planejamento e execução de projetos de tecnologia rural, plantio, abates, fiscalização de produtos para o consumo local ou internacional, entre outros. Trabalham juntamente com diversos profissionais como o zootecnista, médico veterinário, gestores ambientais, fornecedores, etc.
Hoje nossa entrevista é com a engenheira agrônoma e mato-grossense Isadora Eduarda Bariviera Ferri que mora no município de Primavera do Leste. É a força, garra e determinação da mulher no campo, isso porque a MULHER pode tudo o que ela quiser fazer, pois nós mulheres somos guerreiras desde o momento do nosso nascimento.
Em que momento da sua vida você escolheu a profissão de engenheira agrônoma?
…’Então, desde pequena sempre gostei muito do campo, as plantações, o céu alaranjado no final do dia, os animais Silvestres, isso sempre me encantou muito, e desde pequena eu sempre fui uma mulher muito sonhadora que gosta de desafios e muito motivada por metas e pressão, vi na agronomia uma oportunidade de me superar e mostrar pro mundo do que a mulher é capaz, porque sempre ouvimos assim “agro não é para mulher“, “agro é um meio machista“, “no agro você só vai se dar bem se for homem“, “não siga essa profissão, você não vai arrumar emprego “ , enfim desde de pequena a mulher é ensinada que precisa ser delicada, não pode fazer trabalhos pesados, que precisa ser mãe , esposa, filha , amiga…. e eu sempre pensei assim: “uai, mas porque não posso ser todos esses adjetivos e ainda seguir meu sonho? Por que não posso ser uma mulher, agrônoma e delicada? Essa coisas não podem coincidir em um mesmo espaço? E foi com esse pensamento que eu decidi seguir meu coração e fazer o que amo, o que me deixa feliz, o que me dá prazer. Foi uma forma de mostrar para mim mesma e para o mundo que a mulher é capaz de fazer tudo o que ela quiser, e foi por isso que escolhi a agronomia.”…
O que é ser um agrônomo?
…”Ao pé da letra ser agrônomo significa atuar em várias etapas do agronegócio, melhorar a produtividade e qualidade das plantações. Mas ser um agrônomo envolve muito mais do que cuidar de plantas, envolve cuidar de pessoas, de projetos, de família, do agronegócio …
O agrônomo na faculdade aprende a mexer em máquinas pesadas, correção do solo, fisiologia de plantas, nutrição, utilização de defensivos agrícolas, quando entra no mercado de trabalho, dependendo do ramo que ele escolhe atuar, ele vai lidar direta ou indiretamente com o produtor rural, trazendo ferramentas para ajudar ele a ter um maior rendimento e produtividade. Nós estamos ali para cuidar das plantas, ajudar o agricultor e alimentar as pessoas.”…
Qual área especificamente você trabalha e nos conte um pouco do seu dia a dia?
…”Hoje atuo diretamente na área comercial, sou Consultora Técnica Comercial (CTC) de uma multinacional, atendendo um canal específico de distribuição de insumos agropecuários.
No dia a dia meu papel é desenvolver os produtos da empresa dentro do canal distribuidor, dou treinamentos para os vendedores da distribuição, atuo desenvolvendo os produtos nos clientes e gerando demanda para que os vendedores da distribuição possam vender os produtos aos clientes, ajudo em negociações na ponta com o cliente e também auxílio em caso de algum problema técnico com os mesmos.”…
O que mais te dá prazer na tua profissão?
…”Hoje não tenho algo específico, eu acho que a profissão toda é muito prazerosa, eu amo o que faço, acredito que todas a profissões têm coisas que gostamos e não gostosas de fazer, mas o conjunto de tudo, da colheita no final , de ver o resultado e saber que mais uma safra foi finalizada e uma nova está começando é muito gratificante.”…
Deixe uma mensagem para as pessoas que gostariam de exercer essa profissão?
…O agro não é uma profissão fácil, não tem dia, não tem noite, não tem final de semana e nem feriado, é estar ali com o produtor no dia a dia, na chuva, no sol… mas se você ama o que faz, vale a pena no final, a todo que tem o sonho de ser um engenheiro agrônomo, estude e se dedique ao máximo, sou suspeita pra falar, mas é a melhor profissão do mundo, afinal, nós alimentamos quase 8 bilhões de pessoas.”…
Quais os desafios da mulher nessa profissão?
…”Vejo que nós mulheres ainda somos a minoria, e é muito difícil ser respeitada em um meio onde a maioria é homem, precisamos nos impor mais, e sempre ter as respostas na ponta da língua quando a assunto é conhecimento técnico, o homem por natureza já é levado desde pequeno com o pai na lavoura para andar de trator, ajudar a colher e a plantar, e nós mulheres não, então precisamos estudar e nos dedicar 5x mais para mostrar do que somos capazes, eu sinto que existe um preconceito, um pré-julgamento sobre nós mulheres no campo, pois ainda somos vistas como uma figura “delicada e sensível”, mas nos dias de hoje a mulher é empoderada, guerreira, trabalhadora, e mesmo que tenhamos que nos dedicar 5x mais do que os homens, está tudo bem porque nós sabemos que damos conta, e aos poucos vamos conquistando nosso lugar e mostrando que somos capazes de fazer muito. Uma vez eu ouvi a seguinte frase e nunca mais esqueci: “as mulheres não vieram ao mundo para fazer o que os homens fazem, e sim para fazer o que os homens não conseguem fazer “ . Apesar de todos os desafios , nós mulheres somos incríveis e a agronomia é sim profissão de mulher!”…