Ao menos seis parlamentares que compõem o Grupo de Trabalho que discute a Reforma Tributária na Câmara dos Deputados deve desembarcar me Manaus nesta sexta-feira (14) e cumprir uma série de agendas. Um dos locais a ser visitado pelos congressitas é uma fábrica de motocicletas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Dentre os parlamentares confirmados estão os deputados federais Saullo Vianna (União-AM), Sidney Leite (PSD-AM) e Adail Filho (Republicanos-AM) e contará com a presença do coordenador do GT, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e do relator da PEC, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), além do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO).
De acordo com os parlamentares amazonenses que compõem o Grupo, a visita é necessária para que os demais deputados saibam a importância do Polo Industrial de Manaus (PIM) para a conservação de mais de 500 mil empregos diretos e indiretos e para a economia do país.
Especialistas afirmar que os textos que tratam da Reforma, tanto na Câmara quanto no Senado prejudicam a ZFM. As Propostas de Emenda a Constituição 45 e 110 não são claras quanto a manutenção dos incentivos fiscais na região Norte e, por conta disso, são alvo de críticas de empresários e de parcela da população amazonense.
O GT também vai realizar em Manaus o Seminário Estadual sobre Reforma Tributária. O seminário vai debater as PEC’s que tratam da Reforma Tributária e seus impactos sob a Zona Franca de Manaus (ZFM) e vai acontecer na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).