Cerca de 1 mil kits de sementes de hortaliças foram distribuídos a produtores de Manaus e emitidos 235 documentos de regularização rural para agricultores familiares pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas, entre os meses de junho e setembro, durante dez edições do programa Governo Presente.
De acordo com balanço do Idam foram 198 cartões do Produtor Primário (CPP), 31 cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e seis Cadastros Ambientais Rurais (CAR). Os documentos foram viabilizados pelas Unidades Locais (UnLoc’s) Idam/Manaus e Idam/Zona Leste.
Nos kits distribuídos a comunitários incluíram sementes de pepino, pimenta de cheiro, coentro, couve, alface, cebolinha e maxixe. No decorrer do projeto, o Idam também realizou um curso de “Produção de Hortas em Pequenos Espaços”, que contou com a participação de 30 pessoas, entre produtores rurais e comunitários.
“O Governo Presente tem sido uma oportunidade ímpar para estarmos mais próximos da população, com oferta de atendimentos e cursos, regularização e distribuição de sementes para incentivar o cultivo nas propriedades rurais”, avaliou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Em todas as edições do Governo Presente das quais participou, o Idam disponibilizou um espaço para atendimento de agricultores, que eram orientados sobre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ofertados no Estado. No espaço, a população também teve acesso a informativos relacionados ao órgão.
Fotos: Marfran Vieira /Idam