O Governo do Amazonas, por meio do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), vem estimulando o desenvolvimento da produção rural no município de Itapiranga, distante 227 quilômetros de Manaus.
Os investimentos, por meio de ações como Cartão do Produtor Primário e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), têm beneficiado famílias em situação de vulnerabilidade social.
Neste mês de novembro, 25 produtores serão contemplados com a emissão do Cartão do Produtor Primário no município. Já por meio do PAA, houve uma alavancada no número de produtores beneficiados em 2020, que saltou de sete para 17. O avanço também foi refletido na economia de Itapiranga.
“Houve um aumento muito substancial em termo de compra de produção, ou seja, nós chegamos nesse ano a R$ 110 mil em volume de negócio de produção agrícola”, destaca o gerente do Idam no município, Sérgio Fróes.
Um dos beneficiados pelo PAA é o produtor rural Pedro Raimundo, de 61 anos. Trabalhando na plantação de alface e cheiro-verde há mais de 15 anos ao lado da esposa e dos dois filhos, ele recebeu o incentivo no valor de R$ 6 mil. Segundo o agricultor, o valor recebido pelo programa é importante para realizar o sonho de aumentar sua produção e melhorar a vida da família.
“Ajuda porque a gente já tem para quem vender. Dá para a gente pegar um dinheirinho para poder a gente ir ampliando mais, não só aqui como lá em cima, onde a gente tem uma produção maior”, destaca, falando sobre a área onde desenvolve sua plantação.
*Secom Fotos: Tácio Melo/Secom