Governo do Japão repassou R$ 270 mil para a construção da Base de Apoio de Saúde Rural, na comunidade São Francisco do Caramuri

Neste domingo (16/10) foi inaugurada a Base de Apoio de Saúde Rural Francisca Barbosa de Lima na Comunidade São Francisco do Caramuri (área rural do município de Manaus, situada no Baixo Rio Preto, médio Amazonas). A unidade de saúde teve sua construção executada menos de um ano após receber a doação do governo japonês, através do consulado do Japão em Manaus, e agora presta atendimento de saúde aos moradores locais e áreas no entorno.


A solenidade contou com a presença de autoridades como a Superintendente de Desenvolvimento de Comunidsdes da FAS, Valcleia Solidade; o Vereador de Rio Preto da Eva, Harlen Fernandes; Glauco Barros coordenador do Cetam; Rubens Souza diretor do distrito de saude da SEMSA Manaus, Alexandre Montenegro empresário e idealizador do projeto, e o Cônsul-Geral do Japão, Masahiro Ogino, entre outras.


“A saúde é fundamental para o homem do campo, para o produtor rural e para o ribeirinho, e a saúde não se faz somente com a comunidade. É preciso gestão. É preciso compromisso e responsabilidade política com a questão social. E dentro da questão social estão as expressões, e uma delas é o desafio de acessar essas políticas, especificamente o direito à saúde” Destacou o presidente da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri, Daniel da Silva.

Em dezembro do ano passado o consulado do Japão em Manaus realizou a cerimônia de formalização do contrato, onde foram doados mais de 49 mil dólares americanos (cerca de 270 mil reais) para a construção da base de Saúde Rural. O projeto foi financiado através do programa “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana” do governo do Japão.


“A verba deste programa é oriunda do imposto do povo japonês e representa o desejo dos japoneses em participar dos esforços para suprir as necessidades básicas humanas em países amigos nas áreas de educação, saúde, água potável, entre outros. […] Desejo sinceramente que este projeto contribua para a melhoria dos serviços de Assistência Primária à Saúde desta excelente comunidade e continue fortalecendo os laços entre os nossos países” Ressaltou em discurso o Cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino.

A unidade de saúde é climatizada e conta com dois consultórios, uma farmácia, uma sala multiuso, uma sala de inspeção e um auditório, todos integralmente equipados para prestar assistência à comunidade, assim como às áreas adjacentes.


Representando o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, o diretor-presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, destacou: “Como Amazonastur, a gente vem fazendo um trabalho voltado muito para o turismo, mais especialmente para às comunidades […] teremos cursos de empreendedorismo, cursos de gestão, de finanças, tudo com o intuito para fazer a interiorização da qualificação das pessoas no Estado do Amazonas”.

A agricultora Silvana Nascimento nasceu na Comunidade São Francisco do Caramuri e disse que os benefícios da base de saúde serão imediatos: “A gente não tinha uma Unidade Básica de Saúde. Só uma vez por mês que a lancha da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vinha, ou quando tinham os mutirões que os médicos vinham […] Agora, tá muito bom com o nosso posto de saúde.Estamos muito felizes pelo apoio do Governo do Japão”.

O nome da Base de Saúde se deu em homenagem à dona Francisca Barbosa de Lima, uma das primeiras moradoras da comunidade e parteira da região. No evento os familiares prestaram homenagem à matriarca.

Além da inauguração da Base de Saúde, a comunidade também contou com as comemorações conjuntas do Dia das Crianças, Dia dos Professores e a festa do padroeiro da Comunidade São Francisco de Assis, com diversas atividades esportivas e religiosas.

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *