Governo do Estado participa do Workshop “Cafeicultura no Amazonas: avanços e perspectivas”

O Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, participou, nesta quinta-feira (14/09), do Workshop da Cafeicultura: avanços e perspectivas, realizado no auditório Samaúma da Universidade Federal do Amazonas, bairro Coroado 1.

O evento é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam) e Sepror.

De acordo com o titular da Sepror, Daniel Borges, o Governo do Estado vem incentivando a cultura do café por meio da entrega de mudas para os municípios que possuem potencial produtivo nessa cadeia que está em ascensão no Amazonas.

“Neste ano, tivemos também o Dia de Campo da cultura do café, promovido pelo Idam, com a ideia de difundir e transferir as experiências e pesquisas que estão sendo aplicadas pela Ufam e Embrapa. O Sistema Sepror busca facilitar também o acesso ao crédito rural para os produtores que desejam desenvolver ou iniciar a produção de café no Amazonas”, diz Daniel.

Com a participação de mais de 70 pessoas do Amazonas, Roraima e Rondônia, o objetivo do Workshop foi realizar um balanço dos principais avanços e das perspectivas de desenvolvimento da cafeicultura no Amazonas, que em 2023 completa 10 anos do início dos trabalhos de pesquisa, transferência de tecnologia, assistência técnica e fomento para o cultivo do café clonal no estado.

“Nesses 10 anos da cultura do café, o Estado vem trabalhando com os demais parceiros para alavancar a produção na região. São mais de 500 famílias que hoje vivem da agricultura familiar, trabalhando com o café no Amazonas. O Idam possui projetos prioritários para fortalecer o setor primário, e dentro deles está inserido o café, que serve para desenvolver geração de renda no interior”, ressalta o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Radson Alves.

Apoio

O Sistema Sepror (ADS, Adaf e Idam) vem realizando ações para desenvolver a produção de café, como o acesso aos programas Procalcário e Promecanização, que têm a finalidade de correção do solo e mecanização de áreas degradadas, além de promover cursos de capacitação, Dias de Campo, assistência técnica e entregas de mudas.

Em 2022 e 2023, foram entregues mais 1.381 kits de café, totalizando 41.430 mudas. Cada kit é composto por 30 mudas de café Robustas Amazônicos.

Segundo a coordenadora do Projeto Prioritário do Café do Idam, a engenheira agrônoma Ana Lobato, tem-se observado um cenário de crescimento da cultura no estado, com cada vez mais municípios produzindo café.

“O Idam tem o Projeto Prioritário do Café, que abrange 12 municípios, mas temos observado um aumento quantitativo de localidades produzindo café. Prestamos assistência técnica através de cursos, implantação de viveiros, distribuição de mudas e, futuramente, nossa proposta é iniciar a implantação de unidades demonstrativas. Nosso objetivo é incentivar a produção cafeeira no Amazonas”, ressaltou Ana.

Fotos: Isaac Maia/Sepror

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *