O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, nesta quarta-feira (19/02), o mutirão de credenciamento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aos produtores rurais da zona rural de Manaus.
A ação contou o atendimento de mais de 150 produtores rurais das comunidades integrantes do conselho das associações do PA Tarumã Mirim, situado no ramal do Pau Rosa, zona rural da capital amazonense.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, essa iniciativa visa credenciar os produtores rurais daquelas comunidades mais distantes da sede da Secretaria de Produção e do Idam, proporcionando mais oportunidades de venda de alimentos aos comunitários da região.
“Levamos nossos técnicos para orientar e credenciar aqueles produtores rurais interessados em participar do PAA. Um programa do Governo Federal, coordenado pela Sepror, no Amazonas, que compra alimentos diretamente do agricultor por um preço justo. Todos os alimentos são entregues para entidades do próprio município”, disse Borges.

Sobre o edital
As inscrições para o PAA seguem até o dia 20 de fevereiro. São R$5 milhões para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar. Os recursos foram disponibilizados pelo Governo Federal via PAA, programa coordenado pela Sepror, no Amazonas.
São mais de 80 gêneros alimentícios da produção rural que estão incluídos no edital para aquisição, visando adquirir os produtos de agricultores, avicultores, meliponicultores, pecuaristas, pescadores e piscicultores, dos 61 municípios do Amazonas, e da capital, Manaus.
Os alimentos adquiridos pelos produtores rurais serão destinados para as instituições socioassistenciais cadastradas no edital, nos municípios que ocorrerão a compra dos alimentos.
Como inscrever-se
Os produtores rurais interessados em vender seus produtos e as entidades interessadas em receber as doações devem preencher a documentação disponível no edital e apresentar as propostas de fornecimento e documentação nos seguintes locais:
Sede da Sepror, na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460 – Japiim II, Manaus – AM, 69077-730 Ulbra – Bloco G, 3º, sala do PAA; no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) de seu município, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou através do email: [email protected].

As propostas serão aceitas pela comissão avaliadora, de produtores rurais enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os valores máximos anuais para a venda de produtos são de R$15 mil por unidade familiar ou por Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para mais informações e para acessar as documentações necessárias estão disponíveis nos editais:
Edital voltado aos produtores: https://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Edital-de-Chamada-Publica-002.2025-Agricultores-Familiares-ilovepdf_merged-A.pdf
Edital voltado às entidades: https://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Edital-de-Chamada-Publica-003.2025-Entidades-ilovepdf_merged-A.pdf
Foto: Emerson Martins/Sepror