Com um grande potencial no turismo sustentável ecológico, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apoiou o 2º Torneio Intercomunitário de Pesca Esportiva no município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus).
O evento foi realizado na rota da pesca esportiva, na comunidade Menino Deus, na bacia do rio Curuçá, nos dias 6 e 7 de setembro, e teve o objetivo de promover e divulgar a rota da pesca esportiva na região, além de consolidar o município como novo destino da atividade no estado, incentivando o turismo ecológico.
De acordo com o engenheiro de pesca da Sepror João Bosco, o torneio Intercomunitário de pesca foi um evento que mostrou o potencial que a área do rio Curuçá tem para a prática da pesca esportiva, pois faz parte da área de distribuição do segundo maior tucunaré, “o Cichla Pinima”.
“A Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror fez a arbitragem de todo o evento. Nós buscamos incentivar os municípios que possuem potencial na atividade da pesca esportiva no Amazonas de forma ecológica e sustentável, respeitando o meio ambiente e fomentando o turismo no Amazonas”, ressalta Bosco.
A Sepror apoiou com a montagem da estrutura do evento, realizou a coleta de resíduos sólidos e alinhamento com os organizadores do evento, a inscrição das equipes competidoras, realizada a explanação das principais regras do torneio e vistoriadas as embarcações.
No evento também teve o concurso de artesanato retratando a espécie Cichla Pinima, com entalhe do tucunaré em alto relevo na tábua e entalhe escultural em 3D.
O 2º Torneio Intercomunitário de Pesca Esportiva é uma realização da Prefeitura Municipal de Boa Vista do Ramos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), com o apoio do Governo do Amazonas.
FOTOS: Divulgação / Sepror