Governo do Amazonas entrega mais de R$ 1,5 milhão em fomento para agricultores de Manacapuru

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), realizou na manhã desta sexta-feira (21/07), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a entrega de 105 projetos de crédito rural, equipamentos financiados, Cartões do Produtor Rural e cadastros da Agricultura Familiar (CAF’s), investimentos na ordem de R$ 1.554,759,85.

A ação, coordenada pelo Idam, teve a participação da Agência de Defesa (Adaf), Fundo de Promoção Social (FPS), Agência de Fomento (Afeam) e fortalece o Setor Primário manacapuruense que, assim como outros da região metropolitana, fornecem parte da produção para a capital do estado.

Ao todo, 200 famílias de agricultores foram atendidas nesta ação, muitas delas sendo de comunidades distantes da sede do município, o que comprova que os investimentos feitos pelo Governo do Estado estão chegando aos produtores.

“As grandes distâncias têm sido superadas pelo trabalho diário dos nossos técnicos, das parcerias institucionais entre Idam e Afeam e nossas Unidades Locais. O Setor Primário do Amazonas está em um grande momento com os investimentos do Governo do Estado”, enfatiza o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.

Foram assinados 35 projetos de custeio, 35 projetos pró-mecanização e 35 projetos de pró-calcário, conforme demandas identificadas nos últimos dois anos pelos técnicos do Idam junto aos trabalhadores rurais.

Lucimara Maricaua Rocha é presidente da comunidade São Sebastião Macu Miri 2, com 63 produtores rurais. Ela afirma que para chegar a esses contratos foram 18 meses de trabalho e regularização documental.

Foram assinados 35 projetos de custeio, 35 pró-mecanização e 35 pró-calcário.

“Trabalhamos muito e, hoje, estamos sendo agraciados pelo Governo do Amazonas. Muito obrigado ao Idam por nos orientar em todos esses processos”, agradeceu a presidente.

Áreas mecanizadas apresentam aumento de produtividade de até 300%, por isso os agricultores estão entusiasmados com as possibilidades de melhorar os ganhos financeiros.

Mandiocultura

Após a cerimônia na sede da comunidade, todos os convidados visitaram uma das áreas da mandiocultura, principal cultura da região.

Além dos projetos de pró-mecanização e pró-calcário, foi identificada a possibilidade de construção de novos projetos, dessa vez para implantação de casas de farinha, o que aumentaria a atuação das comunidades, fornecendo no futuro, da mandioca ao produto final, a farinha.

FOTOS:  Nailson Castro/Idam

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *