O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), fez a entrega, nesta sexta-feira (17/03), de 40 mil alevinos de tambaqui, para os piscicultores do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros distante de Manaus).
Cerca de 30 piscicultores do município foram beneficiados em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam). As entregas de alevinos fazem parte do pacote de ações do Programa Agro Amazonas, que visa apoiar os piscicultores desde o povoamento dos tanques até a comercialização.
Secretário-executivo, em exercício, de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, ressalta a importância de entregar alevinos para os municípios que possuem potencial produtivo na atividade da piscicultura.
“Essa ação é para incentivar a produção da aquicultura no estado, gerando renda ao pequeno e médio produtor, buscando alavancar ainda mais a produção de pescado no Amazonas”, afirmou Márcio.
Balanço
Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram entregues aproximadamente 350 mil alevinos, para cerca de 140 piscicultores distribuídos aos municípios de Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Codajás e a capital, Manaus.
Em 2022, foram distribuídos mais de 1,4 milhão de alevinos e 1,6 milhão de pós-larvas, beneficiando cerca de 670 piscicultores de 24 municípios do estado.
FOTOS: Divulgação/Sepror