Hortaliças e frutas que iam para o lixo, vão a contribuir com a segurança alimentar da população em vulnerabilidade social
O titular da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães revelou o dia 02/10/2019, que nas feiras de Manaus, são desperdiçadas cerca de 90 toneladas de alimentos. Um ano depois, na próxima terça, dia 03, o governador Wilson Lima vai assinar lei que institui o “Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e à Perda de Alimentos “.
O ano passado a pasta informou em nota oficial que o Programa de Redução de Desperdício nas Feiras, executado pela Sepror, de março a setembro de 2019, tinha arrecadadas 31 toneladas de alimentos em 7 meses.
“Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Programa Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, na Constantinopla, Campos Elíseos, onde é feita a triagem e a distribuição”, explicou.
“Com o apoio do Sesc, conseguimos fazer a triagem dos produtos arrecadados, que, a partir daí, são distribuídos para 65 instituições do banco de dados do Programa Mesa Brasil. Vale lembrar que todo ano é aberto o edital para que novas instituições possam se cadastrar”, lembrou Carlos Henrique, coordenador do projeto e servidor da Sepror.
Para setembro do ano passado, três feiras participavam do programa: a Feira da Banana, a Feira da Manaus Moderna e a Feira de Produtos Regionais da ADS, do Shopping Ponta Negra, e de onde saem, semanalmente, aproximadamente 1 tonelada de legumes, frutas e verduras.
1,1 tonelada em 2020
O Programa de Redução de Desperdício de Alimentos, em parceria com o Mesa Brasil, arrecadou para março de 2020 mais 1,1 tonelada de alimentos nas feiras da Manaus Moderna e da Banana, na Avenida Lourenço da Silva Braga, Centro, zona sul, divulgou a Serviço Social do Comércio do Estado do Amazonas (Sesc/AM).
O programa foi criado com o objetivo de combater o desperdício de alimentos, garantir segurança alimentar à população em vulnerabilidade social e contribuir para a erradicação da pobreza, em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e levando em consideração que aproximadamente 90 toneladas de frutas e verduras são desperdiçadas nas feiras de Manaus, de acordo com dados da Sepror.
O programa beneficia mais de 108 instituições cadastradas junto ao Mesa Brasil, do Sesc.
As feiras ADS da Sepror foram suspensas no mês de março pela pandemia do Coronavirus e não tem datos atualizados das açoes realizadas depois das atividades econômicas retornaram no dia 30 de julho.
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Divulgação