Geralmente, a ”Depressão” só é vista como doença depois que uma pessoa tira a sua própria vida

 

Com a chegada da pandemia as pessoas ficaram mais dentro de suas casas, muitas vezes sem terem com quem conversar, dentro de seus quartos, outras vezes com muito medo de pegar o COVID-19 e morrer, tempos muito angustiantes e tristes, na qual ocorreu que milhões de pessoas ficaram depressivas e com crises de ansiedade.

Os pensamentos intrusos e acelerados são muito freqüentes em quem sofre transtorno de ansiedade, a pessoa pensa muito em coisas que nem aconteceram ainda e isso vai corroendo ela por dentro. O importante é tentar identificar os gatilhos que estão trazendo esses pensamentos negativos e catastróficos, muito difícil de contermos essa ansiedade, porque os pensamentos surgem do nada dentro de nossas cabeças e mexendo com o nosso organismo.

A doença é considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes.

Atualmente cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo, é o problema mais comum e que faz com que as pessoas tenham mudanças de humor e de ânimo, tornando difícil fazer as atividades do dia a dia. Pode ser causada por mudanças biológicas, psicológicas ou questões sociais. Muitas pessoas confundem os sinais e sintomas de depressão com os da ansiedade.

 

Alguns sintomas de depressão:

– Tristeza que não passa

– Falta de interesse em algumas atividades

– Falta de apetite

– Vontade de sumir e de morrer

– Irritabilidade e angústia

– Dificuldades para dormir

– Sensação de culpa

– Falta de concentração

– Pensamentos pessimistas

– Comportamento compulsivo

– Baixa autoestima

A doença é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando muita angústia e tristeza. Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais freqüente em mulheres e exige avaliação e tratamento com um profissional.

O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada a sensação de bem-estar.

Cuidar do nosso organismo reflete na nossa saúde mental. O conselho é praticar atividades físicas regularmente, tentar espantar a tristeza, compartilhe as suas dificuldades do dia a dia. Procure ler e aprender coisas novas, fazer hobbies e tente se divertir, e mantenha sua cabeça ativa e livre-se de pensamentos ruis.

Depressão não é coisa da cabeça das pessoas, é uma doença muito séria, portanto esteja atento aos sinais e repare mais nas pessoas que estão perto de você, talvez você possa ajudá-las. Se cuide e mantenha a sua mente ocupada.

 

ALGUNS CHÁS ANTIDEPRESSIVOS

Hoje em dia o nervosismo, a ansiedade e a insônia já fazem parte do nosso dia a dia, infelizmente!

São milhões de pessoas que vivem com problemas de ordem emocional e a maioria das pessoas não entendem a doença do outro, achando que não é nada demais.

– Chá de melissa

– Chá de cidreira

– Chá de camomila

– Chá de maracujá

– Chá de alfazema

– Chá de valeriana

 

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *