General Schwingel assume o cargo de Subcomandante de Operações Terrestres nesta sexta (14)

O Comando de Operações Terrestres (Coter) realizou a solenidade de transmissão do cargo de Subcomandante de Operações. Na ocasião, o general Édson Skora Rosty passou o bastão do cargo para o general Sérgio Schwingel.
A solenidade de transmissão do Subcomando de Operações foi realizada na manhã desta sexta-feria (14), na Galeria dos Subcomandantes, no Quartel General do Exército em Brasília, e foi presidida pelo Comandante do Coter, General do Exército Estevam Theophilo.

O general Sérgio Schwingel conversou com a reportagem e disse que vai se comprometer em corresponder às expectativas de substituir o general Rosty na função, bem como outros grandes nomes do Exército Brasileiro que passaram pelo cargo. Além disso, o general Schwingel desejou sucesso e realizações ao general que deixa a função.

“É uma honra muito grande ser o novo subcomandante. Especificamente, substituir o general Rosty e os antigos subcomandantes do Coter é um desafio muito grande, tendo em vista tudo o que eles fizeram pelo nosso país. Espero corresponder às expectativas nesse cargo que estou assumindo hoje”, afirmou.

O evento foi marcado pelo discurso do general Rosty, onde, me meio às palavras de gratidão ao tempo em que exerceu a função de Subcomandante, relembrou as operações e missões mais marcantes ao longo dos mais de 40 anos de carreira no Exército Brasileiro.

O general falou sobre operações na Amazônia, dos atentados que ocorreram contra os prédios públicos no dia 8 de janeiro de 2023, onde comandou ações de controle de violência, e das ações comandadas por ele durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando faltou oxigênio em Manaus.

“O que mais me marcou ao longo de 40 anos foram os vários momentos em que estive em comando. A importância de ser justo, a serenidade na hora de decidir, sabendo que quando se está no comando as decisões tomadas têm consequências sobre o subordinado. Eu fico feliz que todas as decisões que tomei se mostraram acertadas no final. Mesmo eu colocando alguns militares em risco, eles cumpriram a missão. Deus criou as condições para que eu pudesse exercer as funções com serenidade”, disse.

O evento contou com a presença de autoridades das forças armadas, amigos e familiares dos generais que participaram da solenidade. O general Omar Zendin, que conviveu por longa data em missões com o general Rosty, desejou sucesso ao amigo e o parabenizou pelo tempo de serviço.

“O Rosty eu conheço desde a época de cadete, em operações de 1984 e 1985. É um grande profissional, com muita sabedoria e serenidade. Ao longo de 40 anos de serviço ele muito contribuiu para o Amazonas, Brasil e para o Exército Brasileiro”, ressaltou o general.

Para o comandante de Operações Terrestres, general Estevam Theophilo, ambos oficiais tem o respeito do Exército Brasileiro, devido às missões bem sucedidas capitaneadas por eles.

“São dois excepcionais oficiais. Pelo currículo de cada um, há a comprovação de todas as missões difíceis que pegaram. Ao Rosty, desejo toda felicidade em uma nova fase de sua vida, mas que continuará sendo produtiva e agradecer a todo apoio que ele deu ao Coter. Ao Schwingel nós desejamos muitas felicidades, que Deus o acompanhe e que ele, com certeza, possua experiência. Com o conhecimento profissional dele, irá cumprir a missão de forma esplêndida”, disse.

Fotos: Antonio Ximenes

Post Author: Izaias Godinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *