“O que vimos aqui é gente honesta trabalhando com respeito à natureza e gerando emprego, renda e cuidando do meio ambiente”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão
O vice presidente da República, general Hamilton Mourão, visitou a fazenda Santa Rosa em Iranduba com uma comitiva de embaixadores e defendeu o modelo de produção rural sustentável do pequeno produtor rural Edney Ricardo, como modelo de gestão lavoura-floresta a ser seguindo por milhares de agricultores da Amazônia. “O que vimos aqui é gente honesta trabalhando com respeito à natureza e gerando emprego, renda e cuidando do meio ambiente”, disse Hamilton Mourão.
A comitiva que contava com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ficou mais de duas horas na fazenda e conheceu um modelo de produção diversificada de frutas e piscicultura.
Os embaixadores e demais representantes diplomáticos do Reino Unido, Espanha, França, Suécia, Alemanha, África do Sul, Canadá, Colômbia, Peru e Portugal percorreram a propriedade e conheceram o modelo sustentável, com valorização da agricultura de pequena e média escala (a fazenda Santa Rosa é uma das maiores produtoras de tangerina do Amazonas) intercalada com piscicultura em tanques escavados e barragens de tambaqui, matrinxã e pirarucu regionais.
A ministra do Mapa, Tereza Cristina, disse que com a titularidade da terra, como é o caso do proprietário Edney Ricardo, em seus 118 hectares, os financiamentos são liberados, a produção é diversificada e todos conseguem viver com respeito ao meio ambiente e produzindo alimentos para a região. ” O título definitivo da terra é fundamental para preservar o meio ambiente”.
O anfitrião da comitiva Edney Ricardo disse “que há 28 anos está trabalhando na sua propriedade e que com o título da terra concedido pelo Incra deu um salto em seus negócios. O Sebrae, o Banco da Amazônia, o governo do estado através da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), que compra nossa produção para e merenda escolar, tem sido fundamentais em nosso crescimento sustentável”, salientou.
Os diplomatas do Reino Unido, França, Alemanha e outros da comitiva observaram, atentamente, o entorno da fazenda, que conta com floresta nativa preservada; bem como as três fontes naturais intactas, que servem para os animais da região (pacas, porco do mato, cutias, onças, entre outros) beberem.
O plantio de apoio de castanheiras, sumaúmas e mognos feitos pela Embrapa da Amazônia Ocidental (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) dentro da fazenda Santa Rosa, também colaborou para fortalecer a imagem de empreendimento rural integrado com o meio ambiente.
A presença de colmeias de abelhas com e sem ferrão, foi outro item observado pelos diplomatas, que entendem que a polinização natural é outro item importante na preservação da floresta.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Eduardo Taveira, conversaram com os diplomatas e demais membros da comitiva, sobre o equilíbrio ambiental entre a produção rural e a preservação da natureza. ” Esta propriedade é uma referência, até mesmo porque adotou a educação ambiental em sua produção sustentável”, salientou Salles.
Sustentabilidade
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse “que vai continuar com sua política de valorização dos pequenos produtores rurais, na direção do aumento da produção ambientalmente correta, como o da fazenda Santa Rosa em Iranduba”. Segundo ele, a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e a comitiva de embaixadores, “é um exemplo de que se produz alimentos com sustentabilidade no Amazonas em uma região que abastece Manaus, o maior mercado do estado.
Árvores
O vice presidente da República, Hamilton Mourão, plantou uma sumaúma na fazenda em respeito à floresta e os embaixadores também plantaram suas mudas de espécies da Amazônia, como mognos, castanheiras, entre outras.
O anfitrião Edney Ricardo disse que vai acompanhar o crescimento das árvores e manter informado os embaixadores e o general Mourão. “É uma forma de me manter em contato com quem veio nos visitar de tão longe”.
Cavalgada
Entusiasmado com a visita, o vice-presidente da República Hamilton Mourão montou a cavalo e cavalgou nas proximidades da comitiva acompanhado por Gabriele Ricardo, filha do anfitrião Edney Ricardo. Com destreza equestre, Mourão mostrou que entende de hipismo e equitação. “Gosto de montar e estou aproveitando a oportunidade, que me foi oferecida neste belo animal”.
FAEA
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, conversou com a ministra Tereza Cristina sobre o modelo lavoura-floresta e a importância da titularidade fundiária. “Com o título definitivo da terra, o produtor rural muda a sua vida para melhor em tudo”.
Sebrae
A diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said Cavalcanti, disse “que o Sebrae atua nas áreas de piscicultura e turismo ecológico na fazenda e vai auxiliar na qualificação profissional dos funcionarios da Santa Rosa, no que for necessário”.