General de Exército Achilles Furlan é o mais novo Comandante Militar da Amazônia

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio

Após dois anos à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA), o General de Exército Estevam Cals Theophilo se despediu do cargo de Comandante na manhã desta Sexta-feira, 10 de Setembro, em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o próprio Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio

O novo nome que recebeu a importante missão de comandar as forças terrestres da Amazônia Ocidental foi o General de Exército Achilles Furlan Neto, que exercia anteriormente o cargo de Comandante da 6ª Divisão de Exército, sediada em Porto Alegre (RS).

Inauguração do retrato

O retrato do General de Exército Estevam Theophilo ficará exposto na Galeria junto aos demais Ex-Comandantes Militares da Amazônia. Foto: CMA.

A Cerimônia teve início por volta das 9h00min da manhã (horário de Manaus) com a inauguração do retrato do General Estevam Theophilo que ficará exposto na Galeria do Antigos Comandantes junto aos dos seus antecessores que estiveram à frente do CMA em anos passados. 

Na ocasião o Governador do Estado do Amazonas Wilson Lima declarou gratidão ao apoio prestado pelo Ex-Comandante e o CMA no enfrentamento da Pandemia, principalmente no que diz respeito à vacinação contra a COVID-19 e no transporte de oxigênio: “O general Theophilo representou muito bem o trabalho que esses homens e mulheres desenvolvem na Amazônia, principalmente ali na área de fronteira, onde nós temos os pelotões de fronteira. Durante a pandemia foi um parceiro muito importante”

A solenidade contou com a presença do Prefeito de Manaus, David Almeida, e do Governador do Amazonas, Wilson Lima. Foto: CMA.

Por fim, o Governador deu as boas vindas ao novo Comandante Militar da Amazônia e declarou otimismo quanto às parcerias futuras: “Quero dar as boas vindas ao general Furlan, que já conhece a nossa região e é alguém que vem para somar esforços junto ao Governo do Estado e Prefeitura de Manaus e outras instituições. Ninguém conhece a Amazônia melhor que o Exército, então é muito importante essa presença e a continuidade dessa parceria que é feita com o povo do Amazonas”. 

Após o término da solenidade, as autoridades se deslocaram até o campo de parada Coronel Jorge Teixeira para a cerimônia da passagem de comando.

Formatura Militar

A cerimônia da passagem de Comando contou com a participação de dezenas de militares das tropas sob a jurisdição do Comando Militar da Amazônia, bem como autoridades civis, tal qual o Prefeito Municipal de Manaus David Almeida.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio, que parabenizou em discurso o Ex-Comandante, General Theophilo, pelo trabalho desenvolvido nos últimos dois anos que esteve à frente do CMA. Entre os feitos citados pelo Comandante do Exército, os principais se referem ao resultado positivo no combate aos crimes ambientais na região amazônica, ao apoio que ofereceu durante os momentos mais críticos da pandemia nos quatro estados sob a sua jurisdição, sobretudo no que refere ao transporte de oxigênio para as unidades de saúde, à participação das forças terrestres na Operação Acolhida, onde o exército atendia os refugiados venezuelanos nos quatro estados que englobam o CMA e principalmente no desenvolvimento da Operação Amazônia que é considerada o maior exercício militar já realizado na Amazônia Brasileira, dentre outras inúmeras iniciativas em âmbito operativo e social, colocando em prática o famoso lema do exército brasileiro: “Braço Forte e Mão Amiga”.

Da esquerda para a direita: Ex-Comandante Militar da Amazônia, Gen Theophilo, Comandante do Exército Brasileiro, Gen Paulo Sérgio, atual Comandante Militar da Amazônia, Gen Furlan.

“É sempre uma honra voltar à nossa Amazônia, (principalmente) em uma data festiva onde estamos aqui para parabenizar e reverenciar o excelente trabalho que o General Theophilo desenvolveu nestes últimos dois anos e ao mesmo tempo desejar toda sorte e felicidade ao General Furlan no cumprimento da missão”, declarou o Comandante do Exército Brasileiro.

Em sua despedida do cargo, o General Theophilo se diz grato pelos anos à frente do Comando Militar da Amazônia: “Foi um período de quase dois anos de muita realização profissional, de muitas atividades onde pudemos incrementar nossa aptidão para a defesa da pátria, onde pudemos com certeza ajudar o povo amazonense, o povo de Roraima, o povo do Acre, o povo de Rondônia no enfrentamento à Covid-19, já que as forças armadas tiveram um papel bastante decisivo junto com aos órgãos de saúde do governos dos Estado. Foi um período, que apesar de marcado pela pandemia, nós tivemos grandes realizações, tanto na área social, ajudando a população; no desenvolvimento nacional com nossa engenharia; como na área operacional onde tivemos oportunidades de realizar adestramentos significativos para a manutenção da nossa capacidades de defesa da pátria.”

Ao final da solenidade, já consagrado como Comandante Militar da Amazônia, o General de Exército Achilles Furlan Neto foi recepcionado com a continência prestada pela tropa da Guarnição de Manaus. O General Furlan está integrado ao Exército Brasileiro há pelo menos 43 anos, desde quando foi incorporado às fileiras da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1978. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma Infantaria em 15 de dezembro de 1984. Como Oficial-General, desempenhou as funções de Comandante da Aviação do Exército, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. 

“Quisera eu ter as palavras para expressar o quanto eu tô orgulhoso de estar recebendo uma missão tão vibrante e desafiadora, tenho certeza que sob a liderança do General Paulo Sérgio, Comandante do Exército, eu vou empenhar o máximo de mim e da minha equipe para continuar levando o braço forte e a mão amiga do Exército a todos os rincões da Amazônia Ocidental. A eterna missão do soldado é estar sempre preparado e eu vou continuar o trabalho dos comandantes que me antecederam, estando sempre pronto para defender a soberania do nosso Brasil”, declarou o mais novo Comandante Militar da Amazônia.

O General Furlan terá a missão de comandar as forças terrestres dos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, administrar e proteger mais de nove mil quilômetros de fronteira que fazem limite com cinco países amigos, bem como preservar e manter a soberania da Amazônia Brasileira.

Passagens de Comando

Na quarta-feira (08) da mesma semana, o Comando Militar da Amazônia também realizou a passagem de comando dos cargos de chefe do Estado-Maior e chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp). Na ocasião o General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado assumiu o Estado-Maior do CMA, enquanto o CCOp ficou a cargo do General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido.

 

Confira abaixo o vídeo oficial da solenidade produzido pelo Comando Militar da Amazôonia:

Fotos: William Rezende

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *