Em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, comunidades indígenas como Waruá, Cewary e Yamado receberam, na quarta-feira (30), mais de 200 cestas de alimentos e água potável durante uma operação logística do Comando Conjunto Tucumã. A ação faz parte do esforço emergencial das Forças Armadas em apoio à Defesa Civil do Estado do Amazonas para mitigar os graves transtornos causados pela seca na região amazônica, uma das mais afetadas dos últimos anos.
A ação na área conhecida como Cabeça do Cachorro, ao noroeste do estado, acontece onde está localizada a 2ª Brigada de Infantaria de Selva. Ao mobilizar militares do 2º Batalhão Logístico de Selva em deslocamentos fluviais pelas calhas dos rios, que ainda são navegáveis, levou suprimentos básicos primordiais a comunidades indígenas ribeirinhas, onde a escassez de água potável e alimentos compromete o cotidiano e a segurança alimentar de diversas famílias.
A seca, que tem atingido níveis críticos, já afeta diretamente o acesso a itens básicos; o simples ato de ir ao comércio adquirir alimentos é um desafio para as áreas urbanas, e se agrava ainda mais nas comunidades ribeirinhas e indígenas. Esse cenário eleva a necessidade de apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em ações subsidiárias junto às Agências, dadas as projeções de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.
A Operação TUCUMÃ é uma ação conjunta, coordenada entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, com o emprego temporário e episódico em atividades de apoio às ações de combate a incêndios e aos efeitos da estiagem na Amazônia Legal, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 4.454, de 17 de setembro de 2024.
Fonte: Comando Conjunto TUCUMÃ – Força Terrestre Componente Cambyçara.