A Capitania Fluvial de Tabatinga prestou apoio ao Instituto de Natureza e Cultura da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) nas ações relacionadas à Covid-19.
A Organização militar ofereceu suporte no transporte da equipe, que realiza mais de 600 testes de Covid-19 no município de Benjamin Constant (AM).
A ação ocorreu durante atividades de inspeção naval, na primeira semana deste mês. Subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval, a Capitania Fluvial de Tabatinga fica situada no estado do Amazonas.
Denominado “DETECCOVID-19”, o projeto de pesquisa tem a finalidade conhecer o perfil e a distribuição dos casos de Covid-19 na população do estado do Amazonas.
Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus.
Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.
As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento.
De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.
Foto: Marinha do Brasil