A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. No Brasil ela começou no dia 22 de setembro, trazendo uma variedade de flores, entre elas a flor tropical.
As flores tropicais são conhecidas por sua beleza exótica, além de serem perfeitas para serem usadas em arranjos ornamentais, desde centro de mesa à buquês de noivas.
A diversidade dessa espécie traz alguns modelos de flores bem conhecidas, como a orquídea e o hibisco. Além destas existe outros como a protea, crisântemo, primavera, ciclame, bastões-do-imperador, aves-do-paraíso, astromélia e a alpínia.
As espécies ornamentais e florísticas têm constituído um nicho de mercado, cujo clima amazonense é extremamente propício para o cultivo de flores tropicais.
Em Manaus, a agrônoma Arlena Gato é referência no assunto, ela é integrante da Associação dos Floricultores e Produtores do Amazonas (AFPAM), na fazenda Tucandeira, quilômetro 63 da BR-174, Zona Rural de Manaus, onde plantam flores e folhagens que são vendidas para floriculturas, igrejas e grandes eventos dentro e fora do Estado. São nove associados com mais ou menos 17 hectares para cada um trabalhar com esse tipo de flor. Cada hectare tem em torno de 3340 plantas, em uma média de 35 a 40 espécies de flores.
Mas nem tudo são flores, infelizmente eles não recebem mais o suporte do setor de agronegócio do Sebrae. E nem podem contar com o apoio dos Governos Municipal e Estadual, o trabalho é feito na cara e na coragem. Arlena é presidente da Associação e luta para conseguir o apoio, principalmente em termos de infraestrutura, para a execução dos serviços de melhoria da vicinal para chegar à fazenda.
“Ninguém olha para a gente, estamos procurando para exportar é exatamente por conta disso, no Estado do Amazonas não tem cultura para o uso de flores, de você dá presente para a esposa, namorada, trabalhar com flores, principalmente tropicais.”, disse Arlena.
Em ano de pandemia que não houve eventos ou feiras as vendas caíram muito e é justamente por conta disso que há necessidade de exportação, uma vez que em outros países a busca por flores, principalmente tratando de produtos da Amazônia é enorme.
O mercado de flores é uma importante engrenagem na economia brasileira, a floricultura tropical é considerada uma nova alternativa para geração de emprego e renda no agronegócio brasileiro.