Filtro dos Sonhos, um amuleto indígena que podemos ter dentro da nossa casa

 

O filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana, na qual teria o poder de purificar as energias, separando os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, além  de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

Um trabalho indígena que também é chamado de apanhador de sonhos, espanta pesadelos, caçador de sonhos e cata sonhos.

Os primeiros filtro dos sonhos, surgiram na tribo dos Ojibwa, que habitam a região dos grandes lagos da América do Norte. Os membros das tribos acreditavam que uma das principais missões das pessoas durante a vida era a de decifrar os sonhos, pois traziam importantes mensagens sobre o funcionamento da natureza, do universo e da vida. No Brasil os indígenas fazem muito esse trabalho e vendem nas cidades esse amuleto.

 

Ele é formado por um círculo e no meio dele existem vários fios que se entrelaçam como uma teia de aranha e com uma pena pendurada.

O filtro dos sonhos para crianças é feito com ramos flexíveis de salgueiro chorão e revestido com tiras de couro, já para os adultos são trançados  em fibras para dar resistência.

A pena colocada no centro do filtro dos sonhos representa o ar ou a respiração, que é essencial à vida. Quando o bebê olha para a pena do filtro dos sonhos que balança com o vento, aprende a importância do ar.

 

 

A pena tem um importante significado: a pena de coruja, feminina, representa a sabedoria, já a pena de águia, masculina, em um filtro dos sonhos serve para dar coragem.

Conta uma Lenda, que uma aranha fiava sua teia próximo a cama de uma idosa, que todos os dias observava a aranha. Dias depois seu neto entrou no seu quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado estranho, o menino não fez nada.

A idosa voltou a observar o trabalho da aranha, ela lhe disse: Obrigada por salvar a minha vida, vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima lua nova vou fiar uma teia em sua janela, quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque essa teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias negativas e um pequeno furo no centro que vai deixar os seus sonhos bons passarem e chegarem até você.

 

A aranha começou a tecer a teia  e ao amanhecer a brisa trouxe penas de uma pomba, que ficaram presas à teia e um corvo também deixou uma pena pendurada. A avó feliz com tanta beleza, resolveu ensinar a tribo a fazer o filtro dos sonhos e por anos estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.

O que você está esperando para comprar o seu filtro dos sonhos e trazer energias positivas para sua vida.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *