A presidente da Fetagri AM, Edjane Rodrigues, destacou que a prioridade número 1 é a regularização fundiária no Amazonas
A direção da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (FETAGRI AM) reuniu com o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, nesta quarta-feira, 30 de setembro, para apresentar a pauta da agricultura familiar do Estado.
No encontro foi destaque a cessão do Centro de Capacitação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Amazonas (CENTRU) que a Fetagri quer colocar em funcionamento para atender o público dos municípios.
Outro ponto de pauta foi referente ao fortalecimento institucional das organizações sociais da sociedade civil (OSC), em específico do setor primário, como os sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do Estado do Amazonas (STTR) para se estruturar e acessar as políticas públicas.
Agricultura familiar representa 95% dos estabelecimentos rurais
Para a presidente da Fetagri AM, Edjane Rodrigues, o encontro institucional com o governador foi produtivo e agora a Federação vai aguardar os encaminhamentos e respostas da pauta apresentada.
“A reunião foi de suma importância para tratar das demandas da agricultura familiar do estado do Amazonas e garantir os encaminhamentos dos assuntos tratados”.
Segundo Rodrigues, ós agricultores e agricultoras familiares representam 95% dos estabelecimentos rurais existentes no Estado do Amazonas e mais de 75 mil propriedades rurais são entre 1 a 4 módulos fiscais.
Regularização fundiária no Amazonas
A representante sindical destacou “nossa prioridade número 1 é a regularização fundiária no Amazonas, pois, é com a terra que nós produzimos, precisamos resolver essa questão fundiária em definitivo ou vamos continuar sendo um estado rico na sua biodirversidade, protegendo nossa floresta em pé com o povo pobre e passando fome no interior do Estado”.
A política de desenvolvimento da agricultura familiar necessita de atualização e de parceria institucional para incluir no planejamento do governo com políticas públicas e inclusão de ações governamentais para o ano de 2020, considerando as demandas da nossa base social.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Fetagri AM