O deputado federal Fausto Júnior (União) afirmou que vai solicitar à Polícia Federal que investigue fraudes em certidões de nascimento no Amazonas. O pronunciamento do parlamentar ocorreu nas redes sociais, após a PF ter deflagrado uma operação que resultou na apreensão de documentações falsas no Mato Grosso que foram utilizadas para conseguir aposentadoria.
O deputado afirmou que situações semelhantes já ocorreram no município Autazes, interior do Amazonas.
“É chocante o escândalo desvendado pela Polícia Federal que envolveu a fraude de registros de nascimento de indígenas no Mato Grosso. Infelizmente, ouvimos relatos de situações semelhantes em Autazes, durante audiência pública. Vou solicitar à PF que investigue no Amazonas!”
A Polícia Federal deflagrou, no dia 28 de junho, a “Operação Sangradouro” que investiga servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e lideranças indígenas envolvidos em fraudes de documentos para conseguir aposentadoria. De acordo com a PF, o esquema gerou 552 falsos indígenas aposentados no estado, causando R$ 64 milhões em prejuízos aos cofres públicos.
Durante a operação, foram expedidas 19 ordens judiciais pela Justiça Federal, sendo 16 mandados de busca e apreensão, 2 ordens de afastamento temporário das funções públicas e 1 mandado de prisão. Essas ordens judiciais foram cumpridas em Barra do Garças, Primavera do Leste, Poxoreu e Cuiabá.