Farmácia indígena: A cura através das plantas

O Ministério da Saúde criou a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fisioterápicos, como uma forma de estimular o consumo sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da indústria nacional, saiba mais

É comum na região Norte encontrarmos várias plantas em bancas de feiras, cultura secular passada através nossos antepassados indígenas, que usa a flora amazônica como medicina para tratamento e cura das mais diversas doenças. Muitos acreditam no poder delas, mas há quem diga que para funcionamento é preciso usar a fé.

A comercialização de ervas medicinais em todo Brasil é algo antigo e, no Amazonas, ganha mais força com as substâncias vindas da Floresta Amazônica. Várias dessas plantas já foram comprovadas e aprovadas cientificamente, prometendo auxílio no tratamento ou até mesmo cura de várias doenças, vender ervas medicinais tornou-se o principal meio de sustento para alguns amazonenses.

Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fisioterápicos

Para a garantir aos brasileiros o acesso seguro e uso racional das plantas medicinais, o Ministério da Saúde (MS) criou a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fisioterápicos, como uma forma de estimular o consumo sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento e da indústria nacional.

A manicure Dayane Costa, de 22 anos, a pouco tempo descobriu está com gastrite, e para auxiliar no tratamento médico buscou ajuda de chás caseiros. ’’Eu sentia muitas dores e meu estômago rejeitava tudo o que eu comia, até água. Descobrir que estava com gastrite, comecei o tratamento médico, mas não tive melhora imediata. Então fui em uma banquinha onde vende remédios caseiros, a moça me indicou um chá de espinhadeira santa, em dois dias já não sentia mais dor nenhuma”, relembrou a manicure.

Segundo o Ministério de Saúde, o serviço de fitoterapia é ofertado em 1.108 municípios, segundo dados de 2017 do SISAB – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse serviço à população, com recursos de União, Estados e Municípios, doze medicamentos fitoterápicos. 

Eles constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e são indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.

Os produtos à base de plantas medicinais são seguros para a saúde, mas como qualquer outo medicamente, tem que ser utilizados corretamente. Eles são testados para a confirmação da eficácia e dos riscos de seu uso, e também para garantir a qualidade do insumo.

A utilização de fitoterápicos e plantas medicinais valoriza a cultura e o conhecimento tradicional e o popular, fortalece o desenvolvimento da cadeia produtiva e é uma opção terapêutica aos usuários do SUS.

Plantas comprovadas científicamente para uso medicinal pelo Ministério da Saúde

ALHO – (Allium sativum) Propriedades medicinais: antiinflamatório, antigripal, analgésico, antisséptico pulmonar, vermífugo, hipertensor.
ANIS OU ERVA-DOCE – (Pimpinella anisum) Propriedades medicinais: carminativa, antiespasmódica digestiva.
BABOSA – (Aloë vera e Aloë arborescens) Propriedades medicinais: laxativa, cicatrizante, lenitiva, fortalece os cabelos, anticaspa.
BOLDO – (Coleus barbatus) Propriedades medicinais: digestivo, desintoxica o fígado.
CALÊNDULA – (Calendula officinalis) Propriedades medicinais: cicatrizante para feridas e queimaduras, alergias, micoses. Repõe hormônios no organismo para a menopausa.
CAMOMILA – (Matricaria chamomilla) Propriedades medicinais: antiinflamatória, antisséptica, calmante, digestiva.
CONFREI – (Symphytum officinale) Propriedades medicinais: cicatrizante, antisséptico de feridas. Só para uso externo.
GENGIBRE – (Zingiber officinale) Propriedades medicinais: dor de garganta, tosse, perda de voz, dores musculares, contusões.
HORTELÃ – (Mentha sp) Propriedades medicinais: digestivo, vermífugo, analgésico, antiespasmódico.
MARACUJÁ – (Passiflora alata) Propriedades medicinais: calmante, sedativo, diurético.
MELISSA – (Melissa officinalis) Propriedades medicinais: calmante, digestivo, tônico para a pele.
SENE – (Cassia angustifolia) Propriedades medicinais: purgativo.

Texto Beatriz Costa

Fotos: Reprodução

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *