A tempestade causou prejuízos aos expositores da 46ª Expoagro 2024 logo pela manhã deste sábado (28). Isso porque as rajadas de vento destruíram a fiação e algumas estruturas do Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins.
Com isso, parte do parque ficou sem energia até às 10h30, quando uma força-tarefa foi realizada para os reparos necessários. Porém, a queda de luz afetou o funcionamento de alguns stands, e impossibilitou o uso de maquininhas de cartão, que funcionam por energia elétrica, e acabou impedindo as primeiras vendas, principalmente, de vendedores de sorvetes e dindins, que foram os mais afetados pela falta da energia.
Os produtos em questão, também precisam permanecer em freezer, para não derreter. Uma das barracas, por exemplo, suspendeu temporariamente as vendas, pois não conseguia fazer sorvete na chapa. A máquina responsável pela produção desse tipo de produto, em tempo real, precisa estar fria para compactar o sorvete.
O empreendedor Lian Mascarenhas lamentou não conseguir vender seu sorvete, mas ressaltou que nada se compara com a oportunidade de poder estar na Expoagro, e que tão logo a energia fosse restabelecida ele recuperaria o prejuízo financeiro
“É uma situação ruim e entendo que não é culpa do evento, mas sim um evento da natureza, e que é passageiro. Nada pode ser comparado com a oportunidade de estar aqui”.
Além dos stands, barraquinhas independentes tiveram que buscar soluções para manter os produtos refrigerados até o restabelecimento total que se deu às 10h30, após intenso trabalho da equipe de manutenção do evento.
Textos: Ryan Jatahy e Conceição Melquíades
Fotos: Ryan Jatahy